Balanço de um ano das delegacias no estádio durante o RexPa
A delegada Adriana Norat, titular da Diretoria de Atendimento a Vulneráveis (DAV), e o delegado Marcos André, titular da Delegacia do Torcedor e de Grandes Eventos (DPTGE), vão apresentar o balanço do primeiro ano de atuação das especializadas, entregues pelo Governo do Estado, em fevereiro de 2024.
A Delegacia de Proteção ao Torcedor (DPTGE) foi criada para investigar crimes ocorridos em eventos esportivos, com foco em torcidas organizadas e a aplicação da Lei Geral do Esporte.
Em seu primeiro ano de funcionamento, a DPTGE se destacou no combate à violência nos estádios e na prevenção de crimes em eventos com mais de 10 mil pessoas. A delegacia opera tanto no estádio em dias de eventos, quanto em sua sede, localizada na Avenida Senador Lemos, em Belém.
Já a Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM), pioneira no Brasil por funcionar em um estádio olímpico, foi criada para proteger mulheres e meninas em situações de violência durante jogos e grandes eventos realizados no Mangueirão.
Em seu primeiro ano, a DEAM esteve presente em mais de 20 jogos e contou com a participação de mais de 100 policiais, registrando e investigando casos de violência de gênero. A implementação da DEAM foi um desdobramento da campanha "Importunação Sexual é Crime. Não Faça Parte desse Time", lançada durante o Parazão de 2021, que promoveu ações de conscientização e educação voltadas ao combate à violência de gênero nos estádios.