Trajetória e Memórias da Sedap para o setor agropecuário e da pesca serão apresentadas em livro
Na próxima sexta-feira (13), será realizado o lançamento do livro “Memórias e Trajetória da Sagri/Sedap – de 1979 a 2023”. A solenidade de apresentação da obra ocorrerá no prédio sede da Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa), a partir das 09h30 e contará com a participação da equipe da secretaria, tendo a frente o titular do órgão, Giovanni Queiroz, e de convidados.
A coletânea tem 126 páginas, onde é possível ao leitor conhecer um pouco do trabalho que a instituição presta à sociedade há 45 anos, sobretudo ao segmento rural.
O livro tem como objetivo principal dar conhecimento público dessas ações realizadas no período de 1979 a 2023, pela então Secretaria de Agricultura do Estado do Pará (Sagri), que em janeiro de 2015 passou a ser denominada de Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), quando as secretarias de Agricultura e de Pesca foram unificadas.
O trabalho foi organizado pelas servidoras Maria Antonieta Martorano Priante, Maria de Jesus Jorge Rodrigues e Cleide Reginada Silva Imbiriba.
Importantes fatos da trajetória da secretaria são repassados na obra, desde a criação do Sistema Estadual de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapab), instituído pela Lei 4.849, de 29 de junho de 1979, como as ações desenvolvidas na antiga granja da Sagri, em Ananindeua, à construção das estações de pesquisa e fomento à aqüicultura, criação de programas como o Pró-Açaí, entre outros. O trabalho mostra, também, o crescimento do segmento cacaueiro, que culminou com o Pará se mantendo como o maior produtor da cultura no Brasil.
Além das informações por escrito, o livro apresenta uma série de fotos do acervo da secretaria que mostram as memórias da instituição em imagens e as contribuições que a instituição tem dado ao setor agrícola/pecuário e pesca por mais de quatro décadas.
Serviço: Lançamento do livro “Memórias e Trajetória da Sagri/Sedap – de 1979 a 2023”, no dia 13 de dezembro, às 09h30, na sede da Faepa, na avenida Dr. Moraes, nº 21, no Edifício Palácio da Agricultura.