Projeto Direção Viva, do Hospital Metropolitano, vai conscientizar condutores na BR-316
Nesta sexta-feira (19), a partir das 16 h, o Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), em Ananindeua (Região Metropolitana de Belém), fará uma atividade de conscientização na Rodovia BR-316, principal via de acesso à capital paraense, em mais um final de semana de férias escolares. A ação integra o Projeto Direção Viva: você consciente, trânsito mais seguro, promovido pelos hospitais públicos do Pará.
O HMUE é referência para casos de traumatismo e queimados, e atendeu quase 16 mil pessoas, oriundas de 25 municípios paraenses, no ano passado. Mais de 4.100 dos casos (25% do total) foram em decorrência de complicações no trânsito, causadas por colisões de automóveis (40%); acidentes com motocicletas (38%); atropelamentos (17%) e acidentes com bicicletas (5%).
Para ajudar a diminuir esses números, a Coordenação de Projetos Sociais reunirá funcionários e voluntários para abordar motoristas, pedestres e motociclistas e orientar sobre os cuidados que devem ser tomados para garantir tranquilidade nas viagens. O grupo estará caracterizado com curativos e maquiagem, simulando ferimentos, para demonstrar o impacto dos acidentes na vida das pessoas.
Além das abordagens, será entregue material informativo, para reforçar a importância do uso de cinto de segurança, dispositivos de retenção (cadeirinha e similares) e capacete. A ação também vai mostrar os riscos da associação entre direção e bebida alcoólica, uso de celular ao volante e excesso de velocidade, principais causas de acidentes segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).
Sugestão de entrevistados: Roberta Cardins, coordenadora de Projetos Sociais do HMUE, voluntários e funcionários