Hospital geral em Tailândia mobiliza a comunidade contra o câncer de mama
O Hospital Geral de Tailândia (HGT), na mesorregião do nordeste paraense, aderiu desde o início deste mês ao movimento mundial do “Outubro Rosa”, para conscientização e prevenção do câncer de mama, doença que deve atingir mais de 57 mil mulheres no Brasil, em 2015. As ações envolvem colaboradores, usuários, acompanhantes e a comunidade. Seguindo a mesma linha da campanha, que é incentivada pela Secretaria de Estado de Saúde do Pará (Sespa), a ação é voltada às mulheres e busca alertá-las sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença.
Além da distribuição de laços cor de rosa aos públicos interno e externo e material educativo sobre a temática, a mobilização no HGT compreende a realização de mini palestras que vem sendo ministradas desde o dia 23 para os usuários que aguardam por atendimento nas recepções e também para os colaboradores diretos e indiretos. As explanações sobre o câncer de mama, suas formas de prevenção e tratamento, são feitas pela diretora de Enfermagem Marise Moraes e pela enfermeira Ingrid Moura. Já os benefícios da “Alimentação saudável” são assunto das palestras feitas pela nutricionista Aline Fiorese.
Dados do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (Datasus), de 2014, mostram que no Brasil foram efetivadas 47.617 mamografias em mulheres na faixa etária preconizada pelo Ministério da Saúde (MS) para prevenção do câncer de mama – 50 a 69 anos – e 2.402 mamografias em mulheres de outras faixas etárias. Este ano, os registros mostram que, de janeiro a abril, foram feitas 15.530 mamografias na faixa etária preconizada e 616 nas demais. A meta estabelecida aos Estados é de que 10% das mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos sejam submetidas ao exame. A estimativa é ampliar esse público-alvo aumente a cada ano.
Serviço: O Hospital Geral de Tailândia fica na Avenida Florianópolis, s/n, no Bairro Novo. Mais informações pelo fone (91) 3752-3121.