Fundação Pro Paz e Flacso promovem Programa de Prevenção à Violência nas Escolas
Durante esta semana, ocorreu, na Escola Estadual Anisio Teixeira, o Seminário de Devolução dos Dados do Programa de Prevenção à Violência nas Escolas. O programa é uma parceria do Governo do Estado por meio da Fundação Pro Paz e das Secretarias de Educação (Seduc) e Extraordinária de Políticas Públicas de Integração (SEEIPS) com a Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso) e o Ministério da Educação (MEC), desenvolvida pela pesquisadora Miriam Abromovay.
De acordo com a Flacso, o objetivo da pesquisa é implantar o programa e avaliar, de forma experimental, a violência no Estado, tendo como eixo estruturante a participação de jovens de 15 a 29 anos no diagnóstico, na construção e na negociação política das estratégias contra a violência, tomando como ponto de partida os enunciados básicos do Estatuto da Juventude. O programa está sendo realizado em sete capitais brasileiras: Maceió (AL), Fortaleza (CE), Salvador (BA), João Pessoa (PB), Belém (PA), Recife (PE) e Rio de Janeiro (RJ). A proposta de atuação no Brasil é capacitar 800 jovens, 50 mediadores e sete coordenações. O projeto prevê a finalização da pesquisa e entrega do diagnóstico até dezembro deste ano.
Para a pesquisadora e coordenadora da Área de Juventude e Políticas Públicas da Flacso, Miriam Abromovay, o programa vem para incluir os jovens no combate desta realidade. “É um programa que faz com que os jovens possam participar de maneira efetiva, uma vez que pensamos que um dos motivos da violência nas escolas é a falta de participação e de escuta destes jovens. É um programa preventivo, que busca que estes jovens possam olhar e conhecer sua própria realidade e participem desta mudança”, declarou.
No Estado do Pará, durante três meses, alunos de 24 escolas da rede pública estadual receberam capacitação para o programa como pesquisadores júnior e coletaram informações sobre suas escolas. A ideia é que através destes dados, os próprios alunos promovam ações e discussões sobre as escolas que eles têm hoje e a que eles poderão ter para o futuro. Para a realização do programa, também foi realizada a capacitação dos técnicos e professores através da Escola de Governança do Estado do Pará como mediadores. Com a concretização deste diagnóstico, o Governo do Pará pretende realizar uma construção coletiva de alternativas para a prevenção e enfrentamento à violência.
“Este projeto vem para levantar dados para que o combate da violência seja trabalhado e esta metodologia, criada pela Flacso, é muito pertinente, uma vez que coloca o próprio aluno como protagonista desta pesquisa. Isto repercute porque faz com que o aluno se interesse pela sua escola, pelos problemas que sua escola têm e se sinta inserido neste contexto, em que ele pode participar para que a sua realidade mude. A partir desta pesquisa, as escolas como um todo, poderão, juntamente com o Governo do Estado, estabelecer ferramentas e estratégias para que sejam construídos, na escola, uma cultura de paz”, finaliza Monica Altman, coordenadora do Pro Paz Escola.