Seduc apresenta projeto na Semana Nacional do Trânsito
A Secretaria de Educação do Pará (Seduc) apresentou aos gestores, professores e alunos da rede estadual o projeto "Educação para o Trânsito: Escola e Comunidade na Cultura de Paz", resultado de uma formação orientada por servidores do Departamento Estadual de Trânsito do Estado (Detran), parceiro da Seduc no projeto e na programação da Semana Estadual do Trânsito, que segue até o próximo dia 25.
Os técnicos da Coordenadoria de Ações Educacionais Complementares (CAEC) da Seduc estiveram na Escola Estadual Deodoro de Mendonça, em Belém, na manhã desta segunda-feira (18), para expor a iniciativa para que as escolas possam desenvolver suas próprias ações e conhecer as iniciativas que já estão sendo realizadas nesse sentido. "São muito elevados os índices de acidentes de trânsito no estado e a educação, sem dúvida, pode ajudar a mudar esse quadro", disse a técnica da CAEC, Geisa Tavares.
O secretário adjunto de Ensino, José Roberto Silva, participou do evento e ressaltou a sua importância. "A educação tem a finalidade de formar cidadãos conscientes dos seus direitos e deveres. Nesse sentido, o trabalho de conscientização e mobilização que já é feito nas escolas sobre o tema é de fundamental importância para que tenhamos um trânsito cada vez mais seguro", frisou.
Já o coordenador de Educação para o Trânsito do Detran, Valter Aragão, chamou a atenção para os gastos que o Estado tem com as vítimas de acidentes de trânsito. Segundo ele, hoje, o Pará gasta, em média, 600 mil reais por ano com cada pessoa vítima de acidente de trânsito, um valor que poderia ser revertido em outras políticas para a população. "Além disso, 70% das internações no Hospital Metropolitano, por exemplo, são de vítimas de acidentes de trânsito, sobretudo motociclistas", apontou.
Na ocasião, algumas escolas apresentaram trabalhos que já estão sendo desenvolvidos com essa temática em sala da aula. É o caso das Escolas Estaduais Dr. Freitas, Justo Chermont, Maroja Neto, Rodrigues Pinagé e Vilhena Alves, pertencentes à Unidade Seduc na Escola (USE) 5. A psicóloga da USE, Nice Jardim, disse que a Unidade vem desenvolvendo esse trabalho desde junho passado, com foco na utilização da faixa de pedestres e no respeito aos pedestres. "Já tivemos caso, nessas escolas, até de alunos atropelados, pois os condutores não respeitaram as faixas de pedestres que existem às proximidades das escolas. Por isso, vamos intensificar o trabalho acerca da faixa", pontuou.
A diretora da Escola Estadual Guajarina de Souza da Silva, de Icoaraci, informou que, no próximo dia 29, a partir das 8h, na praça matriz, haverá uma grande caminhada coordenada pela instituição, com a participação de outros estabelecimentos de ensino do distrito, com o tema "Respeitar e aprender a conviver no trânsito", como culminância do trabalho que já vendo sendo realizado na escola a respeito do trânsito. "A ideia com essa caminhada é chamar a atenção dos pais dos nossos alunos, para que eles também se envolvam e abracem a causa", afirmou.
Além do Detran, são parceiros da Seduc nesse trabalho órgãos como a Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Fundação Pro Paz, Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Pará e Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), entre outros.