Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Hospital Geral de Tailândia alerta sobre cuidados com a saúde do homem

Por Redação - Agência PA (SECOM)
07/11/2015 16h01

O Hospital Geral de Tailândia (HGT) lançou, no início do mês, a campanha “Novembro Azul”, em combate ao câncer da próstata. Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), 69 mil novos casos da doença são registrados anualmente no Brasil. As ações vão até o fim do mês com a promoção diária de palestras, mensagem da telefonia interna, distribuição de laços de cor azul e material educativo sobre a temática para funcionários, usuários e acompanhantes, que terão ainda oferta de serviços.

O diretor executivo do hospital, José Batista Luz Neto, diz que durante as ações educativas é enfatizado que a doença não tem prevenção, mas o diagnóstico precoce é de fundamental importância para a cura em mais de 80% dos casos. “A campanha tem o objetivo de conscientizar a população para a saúde do homem como um todo, inclusive, sobre o câncer da próstata, que é o segundo tipo da doença com maior prevalência entre os homens”, afirma, incentivando os homens a fazer o exame de toque retal, associado ao exame de sangue PSA (Antígeno Prostático Específico).

Os homens na faixa etária para a busca do diagnóstico precoce do câncer da próstata devem se dirigir à Unidade Básica de Saúde mais próxima, onde serão encaminhados para o procedimento. Segundo a SBU, 51% dos homens nunca foram ao urologista. “Deixem o preconceito de lado e cuidem da saúde”, reforça o diretor. Os homens devem procurar o especialista a partir dos 50 anos. Quem tem histórico familiar da doença, devem procurar o médico para fazer os exames a partir dos 45 anos. Os exames nessa faixa etária ajudam a reduzir em 21% a mortalidade da doença.

O motorista Manoel Augusto Pimenta, 36 anos, reforça a necessidade de fazer os exames, conforme indicação médica. Ele mesmo confessa que fez o exame de PSA para investigar os sintomas de incontinência urinária e fortes dores ósseas. “Tratei e estou muito bem”, conta, afirmando que consultará o urologista no tempo certo para evitar o câncer da próstata. “Essa atitude é muito importante para preservação de nossa saúde”, assinala.

Neste mês são apresentadas diversas palestras, com orientações sobre vários temas, entre eles alimentação saudável, tabagismo, alcoolismo, hipertensão arterial, câncer de próstata e doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). Também há exibição de vídeos educativos do médico Dráuzio Varella abordando o tema de forma clara e direta. No próximo dia 14, o hospital oferta serviços em comemoração ao Dia Mundial de Combate ao Diabetes.

Segundo dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade e do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (Datasus), entre janeiro de 2014 e julho deste ano, ocorreram 915 internações por câncer de próstata no Pará. No mesmo período, o número de mortes em decorrência desse tipo de câncer foi de 136.

Serviço: o Hospital Geral de Tailândia fica na Avenida Florianópolis, s/n, no Bairro Novo. Mais informações pelo telefone (91) 3752-3121.