Jucepa inaugura Unidade em Marituba e deixa serviços mais perto da população
A Junta Comercial do Estado do Pará (Jucepa) inaugura uma Unidade Desconcentrada (UD) da Jucepa, no município de Marituba, no sábado, 07 em parceria com a Prefeitura de Marituba, município localizado na Região Metropolitana de Belém, distante 11 km da capital Belém. Esta será a 18ª Unidade da Junta Comercial, que está presente nos principais municípios polos do Estado do Pará. Marituba.
Para a presidente da Jucepa, Cilene Sabino, a instalação da Unidade é um grande avanço para o município e a mesma vai funcionar em uma sala com toda infraestrutura no prédio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Trabalho, Emprego e Renda (SEDETER), na Rua do Fio nº 10. A presença dos serviços da Jucepa no município demonstra a importância de levar o acesso e as informações sobre o Registro Mercantil cada vez mais para perto dos cidadãos, como os contadores e também o empresariado local.
A nova Unidade de Marituba representa ainda o cumprimento do planejamento estratégico da nova estrutura de interiorização da Jucepa. E o município de Marituba irá ganhar muito com a instalação da Unidade, pois os registros de empresas serão feitos na própria cidade, sem a necessidade de deslocamento. Marituba possui 3.917 empresas ativas (sem contar os classificados como Microempreendedor Individual - MEI). Se for contabilizado o número de MEI no município, este número sobe para 9.221 empresas ativas.
"Este é meu primeiro ato público após ser investida na Presidência da Junta Comercial do Estado do Pará com a entrega de uma Unidade Desconcentrada da instituição, a serviço do Município de Marituba, que apesar do pouco tempo de emancipação apresenta sinais de crescimento na área do empreendedorismo. Uma das prioridades da Junta é a interiorização maior dos nossos serviços. Num país que atravessa uma crise econômica, a opção do empreendedorismo surge como alternativa para aproveitar oportunidades ou para crescer no seio das comunidades. As Unidades Desconcentradas da Jucepa cumprem assim um papel importante no apoio aos empreendedores, ao facilitar, pela proximidade, as tratativas necessárias para abrir novos negócios", disse Cilene Sabino.
Marituba também vai contar com o Sistema Integrador Pará, convênio entre a Junta Comercial e a Prefeitura de Marituba que tem como objetivo modernizar e desburocratizar o processo de abertura de empresas, permitindo um cadastro único de dados e documentos. O Sistema Integrador Pará cumpre a Lei Federal do REDESIM nº 11.598/07 (Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios).
O crescimento de registros no interior e o desempenho das Unidades Desconcentradas da Jucepa nos principais polos de integração regional também são fatores de destaque. A Jucepa observa um aumento expressivo do percentual de constituições de novos negócios em todo o território paraense, no qual os registros de empresas feitos somente nas Unidades Desconcentradas da Jucepa, até outubro de 2015, chegou a 5.801 constituições, o que correspondem a 68,86% de todos os registros de empresas realizados no estado pela Junta Comercial do Pará.
A cerimônia de inauguração da Unidade teve a presença do prefeito de Marituba, Mário Filho, do senador Flexa Ribeiro, dos deputados federais Joaquim Passarinho e Eder Mauro, Vogais da Junta Comercial, além de outras autoridades do Estado e demais servidores da Jucepa.