Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ESPORTE

Jovens da Unidade Integrada Pro Paz participam de torneio de Badminton

Por Redação - Agência PA (SECOM)
09/11/2015 11h34

A prática esportiva aliada à vontade de vencer é capaz de transformar não somente fisicamente crianças e adolescentes, como também seus hábitos cotidianos e o desenvolvimento e construção do seu caráter. O esporte é, em outras palavras, um poderoso instrumento, não só de superação, mas também de integração social, que transfere os jovens das ruas para quadras e campos. Acreditando nesta transformação, a Fundação Pro Paz promove, ao longo do ano, diversas atividades de esporte para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

Entre estas atividades, ocorreu no último sábado (7) o I Torneio Pará Open de Badminton, nas quadras da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB). A realização foi da própria AABB Belém, em parceria com o Núcleo de Esporte e Lazer da Secretária Estadual de Educação (Seduc), da Federação do Desporto Escolar do Pará e da Fundação Pro Paz. No evento, participaram 60 jovens, entre 09 e 17 anos, de cinco Estados brasileiros.

Para o coordenador do torneio, Jonas Batista, o esporte, mais do que uma diversão, vem para ajudar na formação dos jovens. "O Badminton é um esporte formador. A motivação e a disciplina são dois importantes ganhos para os jovens", afirma.

Calos André, 35 anos, morador do bairro da Batista Campos, foi assistir a participação de seu filho, André Bernal, de 12 anos, que joga Badminton há um ano na Escola Estadual Tiradentes I. "Desde que meu filho começou a praticar o Badminton ele tem mudado seu comportamento, se mostrando mais comunicativo. É muito bom o ver conversando e interagindo com outros jovens. Ele até passou a jogar menos vídeo game", informou o pai.

Marco Antônio, 12 anos, conheceu o esporte na Unidade Integrada Pro Paz (UIPP) do Distrito Industrial, onde já pratica há alguns meses. "Meu tio me via na rua sem fazer nada, até que um dia me levou na UIPP que fica perto da minha casa. Gostei do esporte desde o primeiro dia. Agora, não fico mais ocioso na rua", conta.

"O que podemos ver no esporte é a oportunidade de mudar o cotidiano dessas crianças, ocupando seu tempo no contraturno escolar e incluindo, no esporte, a cultura de paz. Contar também com a presença de muitos pais aqui hoje, é gratificante. A inclusão da família é um fator determinante na vida dos adolescentes e na construção da sua unidade", ressaltou o presidente da Fundação Pro Paz, Jorge Bittencourt.

Além do Badminton, as Unidades Integradas Pro Paz (UIPPs) e os cinco polos do Pro Paz nos Bairros contam com diversas outras atividades de esporte e lazer para crianças e adolescentes. Todas as unidades ainda contam com vagas disponíveis.

Para se matricular, o jovem deve procurar o polo ou unidade mais próximo de sua casa, acompanhado de um representante legal, e portando os seguintes documentos: duas fotografias 3x4, cópia da certidão de nascimento ou RG, cópia da carteira de vacinação, cópia do comprovante de residência, cópia do último boletim escolar e cópia de declaração de matrícula escolar 2015, além de cópia da carteira de identidade do responsável.