Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Santa Casa ultrapassa meta de captação de sangue proposta pelo Hemopa

Por Redação - Agência PA (SECOM)
20/11/2015 20h38

A Fundação Santa Casa de Misericórdia e a Fundação Hemopa comemoram o índice de 54% de captação de doadores de sangue no mês de outubro, número que ultrapassa a meta de 30% sugerida pelo hemocentro para a agência transfusional que funciona no hospital. O número entra para o marco histórico, pois mostra um salto expressivo, visto que em 2008 e 2009 a média anual de captação era de 8%. Em 2014 a captação anual, de 22%, já apresenta crescimento de 81% até outubro de 2015.

De um total de 1017 transfusões sanguíneas feitas na Santa Casa, de janeiro a agosto de 2015, as áreas da UTI Neonatal, UTI Pediátrica e Obstetrícia demandaram 64% do procedimento, o que mostra a importância da captação de doadores para o atendimento aos pacientes que procuram o serviço de referência em gestação de auto risco e para o recém-nascido da Santa Casa.

Para a presidente da Santa Casa, Rosangela Brandão Monteiro, o resultado demonstra todo o empenho da gestão, servidores e voluntários em favor dos pacientes. “Desenvolvemos um trabalho que valoriza o servidor e este retribui atendendo melhor os pacientes. Estamos todos unidos em favor do atendimento com excelência e orientação de qualidade. Esse resultado vem reforçar o trabalho de cada um que sensibilizou paciente, acompanhante, servidor e voluntários, para a importância da doação de sangue”, destaca.

O crescimento no percentual foi alcançado após a mobilização interna feita por meio dos setores da Santa Casa. “Cada setor agiu de forma conjunta na capacitação e adesão da equipe assistencial ao Manual de Condutas Hemoterápicas, disseminação dos resultados, preenchimento correto das solicitações de transfusão de sangue e sensibilização dos pacientes que vão se submeter a cirurgias e que devem encaminhar pelo menos três doadores de sangue para o Hemopa”, informa a enfermeira Josemilda Souza dos Anjos.

Para a Fundação Hemopa esse resultado é salutar, pois mostra que o fortalecimento da parceria entre as instituições está dando certo e pode se expandir para os demais hospitais e órgãos, unidos por essa causa de responsabilidade social, que é a doação de sangue. Hoje o Hemopa faz 200 coletas por dia – quando o ideal são 300 por dia –, para atender de forma satisfatória as demandas da rede hospital do Estado. A necessidade de captar doadores se intensifica no período de fim de ano, em que costuma cair o número de doadores devido às festas e férias de fim de ano.

“Durante os 37 anos da Fundação Hemopa o trabalho dos servidores tem essa responsabilidade de sensibilizar a população como um todo para o ato de doar sangue. Uma das grandes dificuldades é a abordagem dentro do ambiente hospitalar, visto o momento delicado em que o paciente e a família se encontram. A Fundação Santa Casa acolheu nossa missão e levou para si a corresponsabilidade pelo sucesso da captação dos doadores. Hoje podemos ver que esse esforço coletivo já teve resultado. Temos certeza que esse número se deve ao comprometimento de cada servidor da Santa Casa”, disse a presidente do Hemopa, Ana Suely Saraiva.

A equipe de doadores da Santa Casa participará da semana de doação de sangue do Hemopa, que começa neste sábado (21). A meta é superar o índice de outubro no mês de novembro e reforçar a importância da doação de sangue entre os servidores e com a população em geral.