Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CULTURA

Recital encerra I Encontro de Canto da Amazônia

Por Redação - Agência PA (SECOM)
27/11/2015 13h23

Um concerto neste domingo (29), às 17h, na Sala Ettore Bósio do Instituto Estadual Carlos Gomes, em Belém, vai marcar o encerramento do I Encontro de Canto da Amazônia – I ENCANTA, realizado pela Fundação Carlos Gomes entre os dias 10 e 21 de novembro com a participação de um convidado internacional. O evento foi Idealizado pela Coordenação de Extensão e Pesquisa da FCG e pelo Curso de Extensão "Ópera Estúdio" com o objetivo de agregar conhecimento aos alunos e professores de canto no Estado.

O encontro contou com uma extensa programação artística e pedagógica pensadas pelas professoras Ana Maria Adade e Jena Vieria, respectivamente coordenadora de extensão e pesquisa do IECG e responsável pelo núcleo de ópera do Carlos Gomes.  De acordo com as organizadoras do encontro, “esse tipo de evento estimula e desenvolve nos cantores possibilidades vocais e especificidades como a performance, o treinamento auditivo, a prática de conjunto e a consciência corporal e cênica”, disse a pianista Ana Maria Adade.

Durante os dias do evento, estudantes e profissionais da área tiveram a oportunidade de participar de palestras, cursos, masterclass e também tiveram a possibilidade de atuar e mostrar a performance por meio de apresentações artísticas. Um total de 80 pessoas, entre cantores líricos, estudantes de canto, professores, profissionais da área e pessoas interessadas na arte de cantar, se inscreveram na primeira edição do encontro, que deve, a partir de 2016, entrar para o calendário de eventos da Fundação Carlos Gomes.

A 1ª edição do Encanta ocorreu nas salas do Instituto Estadual Carlos Gomes que abrigam o Ópera Estúdio, um projeto de extensão voltado para a formação de cantores líricos. O encontro proporcionou o contato dos alunos do Núcleo de Ópera da FCG com o cantor e também diretor cênico norte americano, Damom Nestor Ploumis, que veio a Belém especialmente para ministrar cursos para os participantes. 

O baixo barítono, que atua na Alemanha, ficou surpreso com os talentos locais, e disse que encontrou na Amazônia vozes maravilhosas. Damom elogiou a criação do Núcleo de Ópera. “O trabalho sério que o Instituto Carlos Gomes vem desenvolvendo com os cantores e a oportunidade que eles estão tendo de cantar como coralistas e solistas merece ser intensificado, pois possibilita campo de trabalho e oportunidades no cenário nacional e internacional na área do canto”.

O professor também falou sobre a importância de investir nessa arte, na formação de talentos locais e no que ela representa. “Nenhuma forma de arte faz tantas pessoas virem de todas as partes do mundo como a ópera. É como um truque mágico. Uma pessoa sem o microfone, só com seu corpo, pode atravessar uma orquestra e uma multidão pode ouvi-la. É quase atlético. É a acrobacia da voz. Por isso que a técnica é tão importante”.

Reta Final - Nessa apresentação final, aberta ao público, os cantores líricos do Ópera Estúdio vão interpretar árias de óperas famosas e mostrar o trabalho que foi desenvolvido pelo professor convidado no aperfeiçoamento da técnica vocal dos integrantes do Núcleo de Ópera da FCG.

No programa do recital constam Duetos, Trio e Sexteto das “Bodas de Fígaro”; Quinteto de “Cosi fan Tutte” de Mozart; Trio das Cartas da ópera “Carmem”, de Bizet; Coro “Süsse Mond” da ópera “As Alegres Comadres de Windsor”, de Otto Nicolai; “Brindisi” da Ópera La Traviata, de Verdi, além de várias outras árias de diversos compositores. A apresentação tem entrada franca. A sala Ettore Bosio possui capacidade para 90 pessoas e fica no prédio do Instituto estadual Carlos Gomes, na Gentil Bittencourt, 977, entre a Quintino Bocaiuva e a Generalíssimo Deodoro.

SERVIÇO:

Concerto de encerramento I ENCANTA – Encontro de Canto da Amazônia

Data: 29/11/2015 (Domingo)

Hora: 17h

Local: Ettore Bosio (Gentil Bittencourt, 977, entre Quintino Bocaiúva e Generalíssimo Deodoro)

Entrada Franca