Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ASSISTÊNCIA

Caravana Pro Paz beneficia quase cinco mil pessoas com serviços em Breves

Por Redação - Agência PA (SECOM)
08/12/2015 17h16

Giovane Silva, 18 anos, é morador do município de Breves, no Marajó. Caçula de sete irmãos, ele planeja conquistar o primeiro emprego e buscou os serviços da Caravana Pro Paz para garantir sua primeira carteira de trabalho. Documento em mãos, ele comemorou os primeiros passos rumo ao futuro que pretende escrever. “Estou tentando uma vaga para atendente de farmácia. Já fiz um curso na área e só faltava no meu currículo a carteira, que hoje finalmente eu consegui obter por meio dessa ação.”

A mãe de Giovane é empregada doméstica e o pai se divide entre o emprego de vigilante e o ponto de açaí onde opera como batedor. Ele conta que pretende trabalhar para ajudar o pais no sustento da família. “Quero poder retribuir tudo que meus pais já fizeram por mim. Meu outro irmão já é casado e não mora mais em casa, então sou o mais velho agora. Moramos em uma casa muito pequena e simples, mas com esse emprego vou poder ajudar meu pai a reformá-la”, conta.

Com cerca de 98 mil habitantes, Breves é uma das cidade mais movimentadas do Marajó. A Caravana Pro Paz Cidadania chegou ao município no último sábado, 5, e encerrou sua atividades, concentradas na Escola Estadual Elizete Fona Nunes, nesta terça-feira, 8. Durante quatro dias de ação foram emitidas 1460 carteiras de identidade, 442 carteiras de trabalho, 580 certidões de nascimento, 1433 fotos 3x4, além de 286 orientações jurídicas. Os serviços médicos somaram mais de 600, com quase cinco mil pessoas atendidas.

Cleiciane Costa, 24 anos, aproveitou a ação para levar a filha Ana Julia, de 6 anos, para ser avaliada clinicamente. “Fiquei sabendo da ação pela rádio e aproveitei para consultar a minha filha. Gostei muito do atendimento, a equipe médica foi ótima. Nossa população precisa muito desse tipo de serviço e os projetos que o Pro Paz traz para o município são sempre muito bem vindos”, contou.

Disposta a por um fim nos transtornos constantes causados pela falta de um documento de identificação, Michelle Pereira, 19, procurou a Caravana para garantir a emissão do Registro Geral. “Já enfrentei muitas dificuldades por não ter minha carteira de identidade, agora me sinto uma cidadã de verdade. Nossa população precisa muito de projetos como esse, que reúnem vários serviços em um único lugar. Isso facilita bastante a nossa vida”, relatou.

A Caravana Pro Paz Cidadania já percorreu os municípios de Bagre, Curralinho, Portel e Breves e agora seguirá para Melgaço, onde permanecerá entre os dias 10 e 12 de dezembro. Ao todo, cerca de 14 mil pessoas já foram beneficiadas.