Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA

Operação Boas Festas ganha reforço de novos veículos para ações de policiamento

Por Redação - Agência PA (SECOM)
09/12/2015 15h28

O Sistema de Segurança Pública do Estado abriu oficialmente a Operação Boas Festas, na manhã desta quarta-feira, 9. As ações preventivas e repressivas voltadas à segurança da população que circula nas áreas comerciais da Grande Belém iniciaram efetivamente no último dia 4 e seguem até 4 de janeiro. Nesse período, o efetivo operacional da Segup, com o apoio de órgãos parceiros, como a Prefeitura de Belém, manterá um trabalho de fiscalização permanente nas áreas de maior movimentação de pessoas por conta das compras de fim de ano, e também às proximidades de agências bancárias, em razão dos pagamentos de salários e benefícios. 

Durante o lançamento da operação, a Segup entregou os novos veículos que reforçarão a frota do sistema de segurança. São caminhões usados para o transporte da tropa do Batalhão de Polícia de Choque da PM; dois ônibus com proteção frontal, lateral e traseira, usados em casos de distúrbios civis, dotados de equipamento para transporte de animais (cães), canhão d’água, com refrigeração e saídas alternativas para o desembarque rápido e fácil dos policiais em caso de ação tática imediata; um micro-ônibus do programa “Crak: é possível vencer”, duas viaturas e duas motocicletas.

“Estes coletivos são equipados e forma a garantir um deslocamento seguro e oferecer mais conforto para a tropa, que enfrenta os mais diversos tipos de situações, como em manifestações, interdições de rua, apoio a reintegrações de posse e revistas em casas penais, por exemplo. Eles seguem os padrões nacionais e internacionais de transporte de tropa tática e serão utilizados sempre que precisarmos nos deslocar tanto na capital, Região Metropolitana como no interior do Estado”, explica o tenente coronel Albernando, comandante do Batalhão de Polícia de Choque.

A apresentação dos novos veículos foi feita em frente ao Theatro da Paz, na Praça da República, em Belém, e reuniu representantes da Polícia Militar - presente com os Comandos da Capital, Região Metropolitana, Comando de Missões Especiais e de Policiamento Especializado -, Detran, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Susipe, CPC “Renato Chaves”, Semob e Guarda Municipal de Belém.

O secretário de Segurança Pública, general Jeannot Jansen, o comandante geral da PM, coronel Roberto Campos, os comandantes operacionais da PM e os representantes dos órgãos que comporão a operação acompanharam a exposição.

Os veículos destinados às ações do Batalhão de Choque foram adquiridos por meio de convênio com o Ministério Público Estadual. Eles são dotados de 20 câmeras externas e mais quatro acopladas à parte interna, para facilitar ações estratégicas e de apoio ao policiamento ordinário. Utilizam, ainda, comunicação via web e integrada com outros órgãos que atuam de forma integrada com a Segup. Já o micro-ônibus do programa “Crak: é possível vencer” foi adquirido através de convênio com o Ministério da Justiça.

Em testes finais de comunicação e monitoramento, o microonibus deverá ser colocado efetivamente no serviço policial ainda durante a Operação Boas Festas 2015 e um segundo veículo com as mesmas configurações será disponibilizado, no primeiro trimestre de 2016,
 para o serviço policial na capital e RMB.       

Comandante do 2º Batalhão PM, que cobre dentre outras áreas, o comércio de Belém, o tenente coronel Marcelo Ronald, destaca a importância da Operação. “O trabalho da Polícia Militar, com destaque para a atuação do segundo Batalhão na área comercial de Belém, foi intensificado com a adesão ao efetivo operacional da unidade os policiais que atuam na área administrativa, para inibir ações criminosas. É uma forma de mostrar à população que estamos presentes sob qualquer circunstância e prontos para atender a população, seja a pé, em bicicletas, motocicletas ou viaturas”

O militar ressalta ainda que a segurança pública é um dever de todos e envolve atitudes preventivas por parte da população. "É preciso que as pessoas façam a sua parte para não se tornarem alvo da criminalidade, que se vale dos momentos de desatenção para agir de forma oportunista. A prevenção ao cometimento de delito por parte de cada um é medida importante, principalmente neste período de fim de ano, com o pagamento do 13º salário, os saques em maior valor e com mais frequência nas agências bancárias e caixas eletrônicos. É preciso atenção a todo momento e evitar atitudes que possam colocar em risco a integridade, como não manipular dinheiro na presença de estranhos, andar acompanhado, evitar carregar muitas sacolas, embrulhos ou outros objetos que dificultem o trânsito, evitar corredores congestionados como os das ruas do comércio, e sempre procurar a ajuda de um policial ao perceber atitudes suspeitas”, finaliza o comandante.