Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA

PM amplia estrutura do Esquadrão Antibomba com aquisição de material

Por Redação - Agência PA (SECOM)
09/12/2015 18h08

A Polícia Militar apresentou na última segunda-feira (7), na Companhia Independente de Operações Especiais (Cioe), o traje antibomba ED09, equipamento considerado de vanguarda no Brasil, importado pela PM paraense junto à empresa norte-americana Berkana por meio de convênio entre a corporação e o Banco Central do Brasil.

O traje, a ser usado por pessoal técnico especializado da PM, se destaca pela qualidade e eficiência na garantia de segurança ao policial militar no trabalho preventivo em caso de ameaça de detonação de artefato explosivo. O técnico Paulo Abel, da empresa Berkana, e o sargento André Luiz Hortêncio, do Esquadrão Antibomba da PM de São Paulo, fizeram um treinamento prático para uso e conservação do traje por parte dos policiais militares técnicos em explosivos da PM paraense.

Para o sargento André Luiz Hortêncio, que desde 1997 atua na área de bombas e explosivos, a aquisição da PM paraense é importante tanto do ponto de vista técnico, quanto pelo investimento feito, uma vez que o traje é dotado inclusive com câmera que permite filmagem em HD, além de vir com garantia do fabricante e assistência permanente. “É o lançamento mais moderno e recente do mercado neste campo, por isso, a PM do Pará, que é a primeira a adquiri-lo no Norte do país, tem tudo para atuar de forma muito mais segura em caso de ameaça de explosões por artefatos”, explicou.

Para o major Kleverson Firmino, comandante da Cioe, o Esquadrão Antibomba da PM está sendo reestruturado. Para isso, o investimento, além dos equipamentos adquiridos e já em vista de serem comprados, também se dá na formação e aprimoramento técnico dos policiais. Dois PMs paraenses fizeram recentemente cursos de explosivista fora do Estado, ampliando para seis o número de policiais aptos a agir em casos de denúncia de explosivos.

Além dos trajes, segundo Kleverson Firmino, a PM vai investir, futuramente, na aquisição de equipamentos como braços robóticos, robôs específicos, veículos de transporte do material antibomba e outros materiais que reforçam a segurança do policial e dão maior garantia para a atuação nestes casos.