Santa Casa faz campanha de arrecadação de materiais no período natalino
Na noite desta sexta-feira (11), a Santa Casa, representada pelos servidores, pacientes, corpo gestor e familiares, se confraternizaram durante a abertura da programação de Natal da fundação. Com o tema “Natal Luz e Renovação”, o evento marcou a inauguração da iluminação das duas capelas centenárias localizadas na Avenida Generalíssimo Deodoro e chamou atenção das pessoas.
“Como mãe de uma criança de apenas 3 anos que está com uma síndrome rara, achei esse momento maravilhoso. É difícil ficar dentro de um quarto de hospital em que muitas vezes não temos uma palavra de conforto. Essa apresentação do coral passou uma esperança a mais para a minha vida. Saio daqui renovada”, disse Vanessa da Silva Santiago, mãe do pequeno Vagner Santiago de Almeida. Ela assistiu à apresentação do Coral Saúde e Vida Maria Helena Franco, que interpretou músicas natalinas.
Assim como o filho de Vanessa Santiago, que cantou e dançou ao som das músicas, o pequeno Juan Pablo Estumano, de apenas 1 ano e sete meses, acompanhou o coral tocando sua guitarra de brinquedo. “Somos de Mocajuba. Ele se internou aqui na Santa Casa, e participar dessa apresentação foi muito bom, pois a gente se distrai. Com as músicas acabamos renovando as forças”, disse o pai do menino, Etelvado Estumano.
A programação marca a política de humanização da Santa Casa. A interação entre pacientes e servidores foi reforçada, e será assim durante todo o mês de dezembro, quando haverá atividades lúdicas como entrega de presentes, contação de histórias e visita de Papai Noel, palhaços e músicos. “A interação dos servidores com os pacientes é uma comprovação do que ocorre no dia a dia, pois a dedicação dos profissionais aos pacientes é vista em todas as enfermarias e ajuda na cura e recuperação das pessoas internadas”, disse a presidente da Santa Casa, Rosangela Brandão Monteiro.
Para ela, a fundação tem uma relação muito íntima com a vida. “A cada dia festejamos o nascimento de várias crianças aqui, e isso nos traz luz e renovação. Hoje estamos festejando o Natal de Jesus, e a Santa Casa abraça esse momento de confraternização entre todos nós que fazemos o hospital junto com nossas famílias”.
Solidariedade – A Fundação Santa Casa também lançou a campanha solidária para arrecadar doações, que serão entregues às crianças e adultos internados nos 511 leitos do Hospital. Até o dia 21, pessoas e instituições que desejarem doar podem se dirigir à portaria do hospital, na Avenida Bernal do Couto, esquina com Generalíssimo, e fazer a entrega direcionada ao gabinete da presidência ou assessoria de comunicação.
As principais necessidades dos pacientes são por brinquedos novos, fraldas infantis e geriátricas, roupas de bebês, cestas básicas, material de higiene pessoal, roupa de banho e pijamas. Outros dois grandes pedidos são por doação de cabelo, para os pacientes que sofreram escalpelamento, e de leite materno das mães que estão amamentando e que possam doar para os recém-nascidos do hospital.
A campanha está diretamente ligada com o tema do Natal 2015 da fundação. “Além das doações materiais, o maior intuito desse momento é chamar as pessoas para uma aproximação, trazer para dentro da Santa Casa o olhar solidário para o outro. É importante que a gente queira oferecer para os nossos pacientes o Natal que a gente gostaria de ter, para quem sabe minimizar o cotidiano fragilizado deles e de suas famílias”, frisa a coordenadora do Comitê de Humanização da Santa Casa, Clévia Dantas. Mais informações sobre a campanha podem ser obtidas com o Comitê de Humanização pelo telefone 4009-2376.