Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INCLUSÃO

Adolescentes em conflito com a lei participam de oficinas de arte e lazer

Por Redação - Agência PA (SECOM)
13/12/2015 13h32

Todas as instituições que atuam no atendimento ao adolescente em conflito com a lei devem seguir as políticas que abrangem o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase). Entre as ações estão as de desenvolvimento de potencialidades dos socioeducandos por meio do acesso à arte, cultura, esporte e lazer, exercendo a cidadania e contribuindo para a ressocialização.

Com esse objetivo, a Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa) promove, dentro do projeto Ressignificando Caminhos da Socioeducação, a ação “Talentos”, cujas ações contribuem para o relacionamento social dos adolescentes. Atividades pedagógicas e esportivas, rodas e oficinas de leitura e informática são desenvolvidas de forma integrada em todas as unidades socioeducativas do Estado, fomentando a participação em práticas artísticas e culturais visando à inclusão social.

Entre as atividades que se destacam, está a oficina grafite que desperta grande interesse dos socioeducandos. Um dos adolescentes que participam da oficina aproveita a oportunidade para aprender novas expressões artísticas e também buscar o retorno do convívio em sociedade. “Vejo as atividades como boas oportunidades que antigamente eu não conseguia aproveitar porque não entedia dessa forma. Pela minha forma de ver as coisas hoje, estão surgindo várias coisas boas de emprego e também o respeito das pessoas”, relata o interno, que está há um ano cumprindo medida socioeducativa.

O arte-educador Ivan Barros é um dos servidores que atuam na oficina de grafite. Ele destaca a importância da atividade para a interação entre os adolescentes, que podem manifestar o que pensam e o que querem fazer ganhar a liberdade. “A arte para muitos desses adolescentes ainda é algo distante da realidade. Buscamos apresentar as mais variadas linguagens artísticas e deixamos que eles optem pelo que eles mais sintam prazer de criar e desenvolver. Ainda não tinha visto um grupo tão comprometido, interessado e tão focado como estes adolescentes”, afirma.

A Fasepa conta com um espaço voltado exclusivamente para intensificar as atividades voltadas à arte, cultura, esporte e lazer. Trata-se do complexo Apoena, em Ananindeua, que diariamente recebe os socioeducandos para o desenvolvimento das mais variadas oficinas. A gestora do espaço, Andrelina Marta, declara que a ideia é ter o lugar como referência no desenvolvimento de atividades de arte para os socioeducandos, sem deixar de lado as ações desenvolvidas dentro das próprias unidade de internação.

“Nosso foco é a transformação e o desenvolvimento social destes adolescentes com o apoio de outras políticas sociais relacionadas à socioeducação, para isso contamos com o apoio de todos os técnicos da Fasepa”, frisa.