Parceria garante oficina de corte e costura a internas da Fasepa
Na manhã desta segunda-feira (14), a titular da Secretaria Extraordinária de Estado de Integração de Políticas Sociais (Seeips), Izabela Jatene, e o presidente da Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa), visitaram o novo ateliê de corte de costura que funciona no Centro Socioeducativo Feminino (Cesef), em Ananindeua, para acompanhar o processo de produção de roupas criadas pelas adolescentes que cumprem medidas de internação, com o objetivo de firmar uma parceria para doação de materiais que aumentem a produção das socioeducandas na oficina.
Os dois titulares de suas respectivas instituições conheceram de perto os resultados do trabalho desenvolvido na unidade, tanto por internas quanto pela equipe técnica, além de realizar a doação de roupas e uma máquina de costura industrial que vai se juntar a outros oito equipamentos no ateliê.
“As meninas têm um potencial enorme. Aqui no Cesef elas conseguiram chegar a um nível perfeito e isso o presidente Simão Bastos conseguiu fazer de maneira muito responsável. Fico emocionada em ver que as meninas não ficam apenas no quarto-cela porque é exatamente isso que queremos na socioeducação, garantir meios para que os jovens voltem ao mercado de trabalho e também para as suas famílias. Todas empoderadas e felizes”, diz Izabela Jatene.
A visita fortalece ainda mais a parceria entre as duas instituições que atuaram em diversos projetos voltados a socioeducação ao longo do ano. O presidente da Fasepa, Simão Bastos, destacou que o encontro é uma forma de ratificar todo o trabalho realizado pela equipe técnica e socioeducandos da fundação. “A visita de outra secretaria em nossas unidades ajuda a melhorar as atividades socioeducativas em nossos espaços, além de apresentar o funcionamento das oficinas. O nosso ateliê, por exemplo, trabalha o empreendedorismo. Essa aliança com a Seeips busca exatamente costurar perspectivas de futuro para as meninas e cada vez mais parceiros comprometidos com a socioeducação”, explica.