Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DIREITOS

Atendimento socioeducativo em debate durante Fórum Nacional em Brasília

Por Redação - Agência PA (SECOM)
16/12/2015 16h09

Representantes dos 27 estados do país encontram-se nesta quarta-feira (16) em Brasília para discutir os desafios e apresentar relatos do atendimento socioeducativo no Brasil. O Fórum Nacional de Dirigentes Governamentais de Entidades Executoras da política de Promoção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Fonacriad) vai reunir representantes do sistema socioeducativo para discutir temas como, o atendimento a adolescentes em conflito com a lei, as normas de segurança e arquitetônicas nas unidades existentes em todo o país, além de debater a implementação da escola nacional de socioeducação. As temáticas seguem o que determina o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase).

A Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa) vai participar da programação apresentando os avanços obtidos ao longo do ano, assim como os desafios e projetos para 2016. O presidente da Fundação, Simão Bastos, declarou que o encontro na capital federal vai contribuir com a troca de experiências entre os estados, buscando uma melhoria no atendimento socioeducativo. “A reunião vai ajudar na criação de novos parâmetros para a socioeducação do país. Vamos apresentar os avanços do Governo do Estado na área, que sempre é acompanhado pelo sistema de garantia de direitos. Também vamos falar dos desafios que precisamos enfrentar para avançar no atendimento ao socioeducando, tanto no Pará quanto nos demais estados do país”, diz.

A educação será um dos eixos de discussão do Fonacriad. A Escola Nacional de Socioeducação é um espaço para equipes técnicas e gestores da rede de atendimento que atuam nas medidas socioeducativas de meio aberto, restritivas ou privativas de liberdade, possam trocar experiências e aprimorar instrumentos de trabalho, sempre com foco no adolescente em cumprimento de medida socioeducativa. Integrante da gestão da Fasepa, Sonia Gama vai participar da discussão sobre a escola nacional com o objetivo de colocar em prática no Pará. “Ter uma articulação com o governo federal é fundamental para fortalecer a nossa política pública da socioeducação, qualificando os nossos servidores para o melhor atendimento aos adolescentes privados de liberdade”, observa.

O Fórum Nacional de Dirigentes Governamentais de Entidades Executoras da política de Promoção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Fonacriad) começou hoje e segue até a próxima sexta-feira (18), no auditório da Secretaria Nacional de Direitos Humanos, em Brasília.