Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
REFLEXÃO

Programação natalina muda a rotina de adolescentes que cumprem medidas socieducativas

Por Redação - Agência PA (SECOM)
16/12/2015 17h33

Com a proximidade das festividades natalinas, as unidades da Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa) realizam diversas programações alusivas à data, que teve inicio no Centro Juvenil Masculino (CJM) na terça-feira (15). Os eventos irão ocorrer até o fim de dezembro, sob a diretriz do Projeto Ressignificando Caminhos na Socioeducação, que tem como objetivo proporcionar um momento de reflexão aos adolescentes que cumprem medidas socieducativas.

A programação de Natal nas Unidades da Fasepa tem parceria com Tribunal de Justiça do Estado (TJE), Secretaria Extraordinária de Integração de Politicas Sociais (Seips), Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster) e Secretaria de Estado de Educação (Seduc). Com o envolvimento e a participação dos adolescentes na elaboração da programação e na ornamentação natalina, as atrações do CJM contaram com várias apresentações artísticas e culturais que evidenciaram o talento e o protagonismo dos adolescentes em números musicais, performances teatrais, brincadeiras, leitura de mensagens que faziam referências ao amor, paz e respeito entre as pessoas.

“O Natal é uma data que eu gosto muito porque as pessoas ficam com as suas famílias e falam de coisas boas, só que este ano vai ser a primeira vez que eu vou ficar longe da minha família e isso me deixa muito triste. Esse momento é legal porque têm muitas pessoas juntas aqui que acreditam que a gente pode mudar e ser alguém no futuro, e eu não quero passar outra data como essa longe das pessoas que eu amo”, revelou um adolescente de 14 anos e que está há seis meses cumprindo medida socioeducativa no CJM.

Os enfeites natalinos espalhados por todos os lados da Unidade de Internação chamava a atenção de quem entrava no local. O titular da 3º Vara da Infância e Juventude, Wanderley de Oliveira, participou da programação da unidade, e disse que o Natal é um momento de unir esforços para que estes jovens possam ser reintegrados a sociedade. “O Natal representa a esperança de uma nova vida. Esperança essa que se desponta para um novo ano, um recomeço a partir das suas possibilidades e dos avanços socioeducativos ainda maiores e mais promissores que 2015. Nós precisamos convergir esforços para que consigamos atender os adolescentes e ressocializá-los de forma ampla e totalitária. Nós esperamos que esses garotos pensem nas suas vidas e repensem a sua história de forma que eles se tornem cidadãos de bem”, declarou o Juiz.

A gestora do CJM, Carmen Pinheiro, disse que os adolescentes têm o Natal como uma referência familiar e que apesar de algumas dificuldades geográficas e logísticas, que acabam dificultando a presença dos pais e responsáveis no espaço, a equipe busca alternativas que favoreçam o acolhimento dos adolescentes.

“Dos 36 jovens que estão no CJM, 25 são oriundos de municípios do interior do estado, o que acaba dificultando a vinda desses pais até o espaço para acompanhar seus filhos mais de perto. Além disso, alguns pais para virem a Belém teriam que se ausentar dos seus trabalhos para visitá-los, e isso nem sempre é possível. Mas a gente procura orientar e atendê-los com muito carinho para que eles se sintam acolhidos especialmente em datas como o Natal. Nós desenvolvemos um trabalho reflexivo sobre a importância da data e sabemos que muitos assimilaram a nossa proposta”, observou Carmen Pinheiro.

A coordenadora pedagógica da Seduc, Ana Castilho, destacou que a base pedagógica é a plataforma de trabalho dos professores na socioeducação, e que todo o trabalho desenvolvido em sala de aula junto aos jovens foi voltado para o tema “vida”. Ainda segundo ela, todas as atividades relacionadas a matriz curricular foram associadas a filmes, textos e músicas que estavam relacionados aos conceitos natalinos e a importância de respeitar e valorizar a vida.

O calendário natalino da socioeducação segue nesta quinta-feira, 17, na Unidade Socioeducativo de Ananindeua; na sexta-feira, 18, no Centro de Adolescente em Semiliberdade (CAS) em Icoarací; no dia 23 no Centro Juvenil Masculino (Cijam) e no dia 29 no Centro Socioeducativo Feminino (Cesef). Em Santarém será no dia 23 e em Marabá no dia 26.