Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
FASEPA

Adolescentes privados de liberdade participam de mostra de atividades

Por Redação - Agência PA (SECOM)
17/12/2015 17h19

Na próxima terça-feira (22), de 9h às 15h, na Casa de Plácido, no Centro Social de Nazaré, adolescentes que cumprem medidas socioeducativas nas unidades da Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa) fazem uma grande mostra de resultados das atividades desenvolvidas ao longo do ano. Haverá apresentações de dança, percussão, música, teatro, artesanato e empreendedorismo, resultado de cursos e oficinas ministradas pelos arte-educadores e equipe técnica da instituição. A entrada é franca.

Nesta quinta-feira (17), os socioeducandos participaram do primeiro ensaio geral no Complexo Esportivo e Cultural Apoena, em Ananindeua. A Mostra Talentos da Fasepa 2015 é aberta ao público, que terá a oportunidade de acompanhar de perto o trabalho desenvolvido em todas as unidades da Fasepa, tanto de Belém e região metropolitana quanto dos espaços existentes no interior do Estado. A apresentação tem como objetivo expor à sociedade as atividades na área da socioeducação, além dos adolescentes que cometeram atos infracionais provarem que é possível conquistar a ressocialização e traçar um novo caminho em suas vidas.

Os ensaios são acompanhados de perto pelos arte-educadores e equipe técnica de todas as unidades da Fasepa para que as apresentações saiam conforme o planejado no evento, que pela primeira vez será aberto ao público. A arte-educadora Gisele Santos é a responsável pelas apresentações de dança, que envolvem três unidades socioeducativas. Ela diz que, apesar do nervosismo de alguns socioeducandos, e dela mesma, todos estão confiantes e esperam surpreender o público.

“A integração existe para juntar as diferentes manifestações artísticas na mesma apresentação. Trabalhamos com os arte-educadores de música, e as meninas de dança ajudam a encontrar o melhor ritmo para as apresentações. O que estamos vendo aqui é uma semente que está florescendo, e na terça-feira vamos ver o fruto e resultado de todo nosso esforço”, afirma.

Além das apresentações culturais, o público que acompanhar a programação terá a possibilidade de adquirir produtos criados pelos próprios adolescentes privados de liberdade. Nas unidades socioeducativas haverá estandes em que serão vendidas roupas e peças produzidas nas oficinas de corte, costura e pintura em tecido, além de móveis e objetos de decoração produzidos com materiais recicláveis, como pneus e paletes de madeira.

O adolescente de 17 anos que está há seis meses no Centro Socioeducativo Masculino (Csem) participa tanto de oficinas de arte como da atividade de produção de móveis e demonstra confiança na hora de falar do evento. “Os ensaios estão bons. A gente já se apresentou em vários lugares e sabe como funciona. É muito fácil de aprender, e os professores são muito tranquilos. Aprendemos rápido. Todo mundo vai gostar do que vai ver”, diz o socioeducando.