Governo do Estado e Fiepa discutem ações para o desenvolvimento
O governador em exercício, Zequinha Marinho, participou na manhã desta quarta-feira (20) de reunião com a diretoria da Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa). Em pauta, as ações desenvolvidas no Estado em parceria com as instituições que compõem o Sistema “S” – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Serviço Social da Indústria (SESI) e Instituto Euvaldo Lodi (IEL), além da articulação de novas iniciativas. O encontro ocorreu na sede da Federação, em Belém.
“Estamos em um trabalho de divulgação das nossas atividades e da importância do sistema ‘S’ aqui no Pará. Falamos sobre alguns projetos nossos com o Estado que estão em andamento, importantes para os dois lados, e nos colocamos a disposição para novas atuações”, afirmou o presidente da Fiepa, José Conrado, ressaltando a importância de parcerias estratégicas, em um momento de crise, em prol do desenvolvimento econômico, social e ambiental do Estado.
A Fiepa é a porta-voz dos interesses do setor industrial, participando ativamente das principais ações que determinam os rumos da economia paraense. Atualmente possui filiados 40 sindicatos de variados segmentos produtivos.
Na oportunidade, o governador em exercício reconheceu a importância da instituição e sinalizou uma aproximação maior. Entre as áreas em destaque está o da educação profissional, levando em consideração as potencialidades e especificidades de cada região do Estado no que tange o desenvolvimento da indústria e qualificação de mão de obra local.
“Nós temos demandas homéricas no setor e a gente precisa contribuir para que esses empregos, essas oportunidades, capacitações e qualificações de mão de obra possam acontecer. A gente deixa aqui o compromisso de fazer do Estado um parceiro melhor do que o que já foi até hoje e que esse esforço seja concretizado na melhoria das condições de vida da população paraense”, destacou Zequinha Marinho.
O SESI atua na prestação de serviços de educação, saúde e lazer, visando a melhoria da qualidade de vida do trabalhador e seus dependentes, estimulando a gestão socialmente responsável da indústria. A formação de mão de obra qualificada é de responsabilidade do SENAI por meio de seus cursos e o intercâmbio entre indústria e universidade é desenvolvido pelo IEL.
O presidente da Federação aproveitou ainda para convidar o governador em exercício para a inauguração do Teatro do Sesi, em Belém, no início do mês de outubro. O espaço, fundado em 1984, foi totalmente reformado e agora conta com o que há de mais moderno iluminação, som e palco. Também foi feito o convite para a inauguração da nova unidade do Sesi, em Marabá, no dia 29 deste mês.