Hemopa recebe o apoio do voluntariado para reabastecer estoques
"Saúde e esporte tem tudo a ver. Queremos conscientizar a população, outros atletas e equipes de que as doações de sangue são importantes. Incentivei o time e nós viemos ajudar". A declaração é do administrador e atleta do Belém Futebol Americano Vingadores, Luan Tinoco, 26, doador há seis anos, que junto com outros 20 atletas compareceram ao Hemopa na manhã deste sábado, 10, para colaborar com a campanha que busca restabelecer o estoque do banco de sangue no Estado.
Somente neste começo de ano o Hemopa já registrou uma queda de 30% na reserva técnica. Além do deslocamento de um grande número de pessoas em decorrência do recesso escolar e das comemorações de fim de ano, contribuíram para essa redução a ampliação do número de leitos hospitalares, realização de cirurgias, transplantes e abertura de clínicas de hemodiálise, além do início do período das chuvas, que dificultam o acesso do doador às unidades de coleta.
O atleta e assessor de comunicação dos Vingadores, Júnior Sardo, 29, explica que esta é a primeira campanha de doação de sangue do time, mas, que junto da Federação Paraense de Futebol Americano (FEPAFA), eles promovem a entrega de alimentos e brinquedos junto a instituições de caridade desde que a equipe foi criada. "A equipe surgiu há um ano e conta com 50 atletas. Desde sempre procuramos incentivá-los a participar de ações e eventos solidários e assim que soubemos da convocação do Hemopa fizemos questão de colaborar. Essa foi a nossa primeira campanha de doação de sangue", conta.
Representante comercial e integrante dos Vingadores, Carlos Rodrigues Júnior, 42, doou sangue pela primeira vez. Ele conta que já tinha essa vontade, mas faltava um incentivo. "A campanha me impulsionou. Penso no bem que fazemos ao sair da nossa zona de conforto e ajudar o próximo. Doar sangue faz toda a diferença, acreditem", diz ele.
"Somos gratos a todas as mobilizações em favor da vida. A mobilização e colaboradores - sejam equipes esportivas, grupos de amigos, segmentos religiosos, associações, etc - é exemplar e fundamental para o reabastecimento do estoque de sangue e atendimento eficiente da demanda transfusional", reforça a assistente social Juciara Farias, titular da Gerência de Captação de Doadores (Gecad) do Hemopa.
Hemopa recebe caravana solidária de Tomé-Açu
A cada três meses a caravana Juntos Somos Fortes vem do município de Tomé-Açu, no nordeste paraense, para doar sangue na sede do Hemopa, em Belém. Na tarde deste sábado, 10, o grupo repetiu o gesto solidário e também veio dar a sua colaboração para o reabastecimento do estoque de sangue do hemocentro.
Criado há um ano, o Juntos Somos Fortes promove campanhas de doações de alimentos e brinquedos para crianças carentes. A última delas foi realizada no Reveillon, quando foram distribuídos 1.200 lanches em cinco bairros de Tomé-Açu.
A coordenadora do grupo Cláudia Maria Galiman, 49, diz que já estão previstas novas ações. ‘’Estamos planejando a campanha de Páscoa, com doações de brinquedos e alimentos em Tomé-Açu. Também vamos ajudar o hospital Ophir Loyola, em Belém, com doações de materiais de higiene pessoal e alimentos’’, diz.
"Hoje sou eu quem está doando, mas amanhã posso precisar de uma doação. O bom de ser doador voluntário é que isso te deixa feliz pelo simples fato de saber que está ajudando alguém com um gesto tão simples", afirma o auxiliar administrativo Eduardo Baião, 53, que doou sangue pela segunda vez.
Juciara Farias, gerente de Captação de Doadores do Hemopa, explica que a construção de parcerias é fundamental para a manutenção do atendimento transfusional eficiente. "Sem os parceiros não seria possível atendermos a demanda. Somos gratos à Prefeitura de Tomé-Açu e aos diversos patrocinadores que auxiliam o grupo com transporte, material promocional e alimentação’’.
Podem doar sangue pessoas com boa saúde, peso acima de 50 kg e idade entre 16 anos completos e 69 anos. Menores de 18 anos precisam da autorização dos pais ou responsáveis. É necessário portar documento de identidade original e com foto. Não precisa estar em jejum, ao contrário, a boa alimentação garante ao doador que não apresente mal estar durante a coleta. O homem pode doar a cada dois meses, e a mulher a cada três.
Serviço: A Fundação Hemopa fica na Travessa Padre Eutíquio, nº 2109, e no acesso ao Pórtico Metrópole pelo Shopping Castanheira (BR-316, KM 1). As coletas são feitas de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h, e aos sábados, das 7h30 às 17h. Mais informações pelo 0800 280 8118.