Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TECNOLOGIA

Prodepa, TJE e Cinbesa mantêm compartilhamento de rede de internet

Por Redação - Agência PA (SECOM)
13/01/2015 16h57

Uma rede de internet com maior qualidade, velocidade e segurança para os agentes envolvidos. Esses são alguns dos resultados previstos com a continuidade da parceria firmada entre a Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Pará (Prodepa), Tribunal de Justiça do Estado (TJE) e Companhia de Informática de Belém (Cinbesa), em reunião ocorrida nesta terça-feira (13).

“Os entes públicos, não só da administração direta, como da administração indireta, podem trabalhar, interagir entre si, cooperando e distribuindo este sinal“, disse o presidente da Prodepa, Theo Pires, sobre os resultados esperados com a continuação da parceira entre os órgãos. Na reunião foi discutida a forma de trabalho a ser adotada para que o sucesso da empreitada seja garantido, não apenas no momento atual, como no futuro, com capacidade crescente pelos próximos 30 anos.

O projeto de expansão das redes de fibra ótica compõe o plano do Governo do Pará de conectar mais municípios do Estado a uma internet confiável e de baixo custo. Em termos práticos, significa dizer que as instituições beneficiadas com as infovias ampliarão o uso da internet em tempo real, intensificando atividades, como a troca de informações entre órgãos. “As regras de compartilhamento vão garantir a segurança corporativa das entidades envolvidas e manter a continuidade dos serviços”, disse Theo Pires.

A Rede Metropolitana de fibra ótica do governo do Estado interliga órgãos públicos estaduais da capital e da Região Metropolitana de Belém e é composta de 250 quilômetros de cabos lançados com recursos do governo do Estado. O primeiro ente a firmar parceria para o compartilhamento da infraestrutura da rede foi o TJE, que assinou o termo de cooperação no ano passado. Em seguida, a Prefeitura de Belém também aderiu ao compartilhamento.

Os parceiros poderão implantar sua própria rede de dados em alta velocidade e ceder pontos de fibras apagados para os partícipes interessados. O custo para manutenção das fibras também será rateado entre os envolvidos no projeto.

“A Prodepa detém um conhecimento maior nessa questão da rede e gerencia isso há muito mais tempo. Sendo gestora da rede, ela consegue orientar melhor todos os órgãos que participam dessa rede, no sentido de dar melhor uso, compartilhamento de recursos, melhor uso da infraestrutura, segurança e melhor disponibilidade”, esclareceu o presidente da Cinbesa, José Régis Júnior. A ideia é ter melhor uso da rede com base na melhor tecnologia, disponibilidade, melhor flexibilidade e financeiramente melhor para todos.

A reunião foi coordenada pelo presidente da Prodepa e teve a presença da diretora de Projetos Especiais da Prodepa, Leila Daher, do diretor Fernando Nunes, e dos diretores de Tecnologia do TJE Nilce Ramôa e Edinaldo Alves. Participaram ainda Maurício Braga e Cláudio Paes Júnior, do TJE; além do diretor de tecnologia da Cinbesa, Luiz Otávio Pontes.