Delegado geral é reconduzido ao cargo em evento na Segup
O secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Jeannot Jansen, presidiu nesta quarta-feira (14) a assinatura do termo de posse do delegado Rilmar Firmino de Sousa, que continua no cargo de delegado geral da Polícia Civil, no novo mandato do governador Simão Jatene. O evento ocorreu na sala de reuniões do Conselho Estadual de Segurança Pública (Consep), na sede da Segup, em Belém.
Estiveram no evento o novo comandante geral da Polícia Militar, coronel Roberto Campos; o subcomandante da PM do Pará, coronel Hilton Benigno; o secretário adjunto de Gestão Administrativa, Cláudio Lima, e o tenente-coronel PM Francisco Bernardes, assessor policial da secretaria. Jeannot Jansen destacou as qualidades profissionais do delegado Rilmar Firmino de Sousa, que garantiram a continuação dele à frente da Polícia Civil do Pará.
Segundo ele, a recomendação do nome do delegado levou em conta os feitos à frente da Polícia Civil. O delegado geral Rilmar Firmino destacou, entre prioridades da nova gestão, o aumento do quadro de policiais civis no Pará. "No ano passado, conseguimos um feito histórico: expandir a presença da Polícia Civil para todos os municípios do Pará. Para este ano, já estamos trabalhando para aumentar o efetivo policial", disse.
O delegado geral informou que já está em processo o edital do novo concurso público para 650 cargos de carreira policial, que inclui delegados, escrivães, investigadores e papiloscopistas. Ele disse ainda que outra meta será investir na qualificação dos policiais civis, a exemplo dos que ingressaram recentemente no Estado. "A nova turma de policiais civis que ingressou no ano passado está cada vez mais se aprimorando dentro da missão da Polícia Judiciária", salientou.
Rilmar Firmino de Sousa é delegado da Polícia Civil desde do ano 2000. Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e ex-militar do Exército Brasileiro, onde exerceu as atividades por 15 anos, o policial civil é natural do Estado da Paraíba. Iniciou a carreira policial como titular da delegacia do município de Alenquer, oeste do Pará, e já esteve à frente de cargos de relevância na instituição policial, como o de superintendente das regiões do Baixo e Médio Amazonas, em Santarém, e da Região Bragantina, em Capanema; diretor do Núcleo de Inteligência Policial e da Divisão de Repressão ao Crime Organizado (DRCO), além de coordenador do Grupo de Pronto-Emprego e delegado geral adjunto.
O delegado recebeu diversas condecorações durante a carreira policial, entre as quais a Ordem do Mérito Advocatício de 2014, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seção Pará; Medalha do Mérito Tamandaré, da Marinha do Brasil; Medalha do Mérito de Ensino Integrado de Segurança, do Instituto de Ensino de Segurança do Pará (Iesp); Medalha da Ordem do Mérito Judiciário do Tribunal de Justiça do Estado (TJE); Medalha Evanovich de Investigação Policial; Medalha de Honra ao Mérito Policial Civil; Medalha Tiradentes e Medalha Coronel Fontoura.