Carimbó de raiz embala o Por-do-Som desta sexta-feira
O ritmo do carimbó vai dar o tom da programação do Pôr-do-Som desta sexta-feira, 16, na Estação das Docas, com o show “Pescador valente”, do grupo Raiz de Cafezal. A apresentação, que explora a sonoridade peculiar dos curimbós e demais instrumentos usados pelos mestres carimbozeiros do Pará, inicia a partir das 18h, na orla do Armazém 3, com entrada gratuita.
O grupo Raiz de Cafezal nasceu na região do Salgado e carrega as influências musicais transmitidas pelos mestres carimbozeiros Cazuza e Santo Preto, da Vila de Cafezal, no município de Magalhães Barata. "Os instrumentos percussivos utilizados nas apresentações são produzidos de modo artesanal pelos próprios mestres, tradição que garante a manutenção da sonoridade original do ritmo e é passada de pai para filho”, comenta o coordenador do grupo, Cláudio Albuquerque.
A música do Raiz de Cafezal tem como características principais a riqueza e simplicidade dos versos, que ganham o compasso das percussões. O show desta sexta-feira contará com a participação do Mestre Dinhão (sax), de Vila Maú, e do Mestre Ladainha (maracas). “Vamos mostrar ao público o carimbó feito pelos antigos mestres carimbozeiros da nossa localidade, aliado à performance contagiante dos dançarinos”, adianta Cláudio.
Conhecida por agregar cultura, gastronomia e turismo em um só lugar, a Estação inspirou o carimbó “Das Docas”, composto por Ronaldo Rego. “Fizemos esta canção em homenagem à Estação que, para nós, é uma vitrine, pois oferece uma mostra das muitas riquezas culturais do nosso Estado”, destaca o coordenador do Raiz de Cafezal.
O projeto Pôr-do-Som é uma realização da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), via Organização Social Pará 2000, que administra a Estação das Docas. Confira a programação completa deste mês no site: www.estacaodasdocas.com.br.
Serviço: “Por-do-Som – Grupo Raiz de Cafezal”. Nesta sexta-feira, 16, a partir das 18h, na orla do Armazém 3, na Estação das Docas (Boulevard Castilhos França, s/n - Campina). Informações: (91) 3212-5525. Entrada gratuita.