Moju recebe asfalto, cheque moradia e nova agência do Banpará
O vice-governador do Estado, Zequinha Marinho, esteve nesta segunda-feira (19) no município do Moju, no nordeste paraense, para a inauguração de obras de asfaltamento, abertura da nova agência do Banco do Estado do Pará (Banpará) e para entregar 55 cheques moradia à população. A comitiva do governo também teve a presença do deputado Nilson Pinto, do diretor presidente em exercício do Banpará, Brasilino Assunção, além do prefeito Deodoro Pantoja e demais lideranças locais.
O primeiro local visitado foi a pista que liga o centro do município ao Balneário do Levy, local de lazer à beira rio que recebe visitantes de várias localidades da região. “O governo do Estado tem a política de parceria com os municípios. Dentre elas está o programa Asfalto na Cidade, uma ideia que foi concebida ainda no primeiro governo de Simão Jatene. Aqui em Moju há o compromisso de asfaltar pelo menos dez quilômetros de vias. Hoje inauguramos três quilômetros e meio de pavimentação de primeira qualidade, que liga a cidade ao Balneário do Levy, que ganha melhor via de acesso”, disse o vice-governador.
Em seguida a comitiva seguiu para a Rua das Palmeiras, onde foi inaugurada a nova agência do Banpará. “Com este evento resgatamos um compromisso feito diretamente com o governador Simão Jatene, que pediu para a diretoria do banco que instalasse uma agência em Moju à altura da necessidade da população. Antes tínhamos um posto com atuação limitada, e hoje estamos nesta bela agência. O banco chega para oferecer crédito, produtos e serviços de qualidade que vão atender desde a agricultura familiar até o grande empresário”, disse Brasilino Assunção.
Atualmente o Banpará já está presente em 80 municípios paraenses e deve alcançar 100 até o fim deste ano. Este número colaborará para o aquecimento e organização das economias locais, por meio de incentivos ao empreendedorismo, produção e créditos para micro e grandes empresários.
Habitação - A visita se encerrou com a entrega de 55 cheques moradia, na quadra da Escola Estadual de Ensino Médio Professora Ercila Pantoja da Rocha. A dona de casa Maria Claudete Pojo foi uma das beneficiadas. “Soube do programa por meio da Secretaria de Assistência Social e decidi me inscrever. Isso é importante, pois a secretaria se preocupa em informar e explicar os programas que temos disponíveis e os benefícios que eles podem trazer para a gente. Agora vou poder reformar a minha casa”, disse.
Segundo Zequinha Marinho, o Cheque Moradia é uma das políticas sociais do governo que atendem à área de moradia no Estado, reduzindo o déficit habitacional. “Hoje estamos beneficiando aqui 55 famílias. O problema da moradia ainda é questão social no Pará, porém o governo do Estado tem ajudado a reduzir os problemas, com a reforma, ampliação e até construção de espaços para começar a vida. Fico muito feliz por essa parceria efetiva do governo do Estado com sociedade do Moju e com o prefeito Deodoro Pantoja”, finalizou o vice-governador.
<