Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Campanha do Hemopa para o carnaval ganha apoio de artistas da terra

Por Redação - Agência PA (SECOM)
21/01/2015 14h27

A Fundação Hemopa está finalizando os preparativos para a primeira campanha estratégica do ano, programada para o período de 7 a 13 de fevereiro, com o tema “No carnaval, use a fantasia de salva-vidas. Doe sangue”. A ação visa suprir a demanda transfusional do hemocentro, que aumenta em quase 20% durante o feriado de carnaval, pela necessidade de abastecimento da rede hospitalar. A mobilização também será realizada nas unidades da hemorrede estadual. Em Belém, a meta será de 250 doações/dia.

A ação estratégica também busca suprir a queda no número de comparecimentos voluntários às unidades de captação, justamente por conta do deslocamento de boa parte da população para balneários e localidades do interior, e também por conta do período chuvoso e da ocorrência de doenças típicas do período, que tornam o doador inapto temporariamente à doação de sangue, como estado gripal e viroses.

A gerente de Captação de Doadores do Hemopa, assistente social Juciara Farias, ressalta que quem quiser colaborar com a campanha por meio da doação voluntária conta, agora, com mais um local de coleta. “Estamos mais perto dos doadores, principalmente aqueles que residem nos bairros mais distantes da sede do hemocentro, como é o caso de quem mora ao longo da Rodovia Augusto Montenegro e nos municípios da Região Metropolitana, que é a Estação de Coleta Hemopa-Castanheira”. O mais novo ponto fixo de doação fica no térreo da passarela que dá acesso ao shopping de mesmo nome, na BR-313, no mesmo horário de funcionamento do Hemocentro Coordenador.

Juciara Farias aposta no sucesso da ação, especialmente, na abertura da campanha, dia 7, que contará com mobilização de artistas da terra. “Será um dia muito especial e com uma programação variada. Será um show de pura solidariedade, por isso esperamos por um grande público”.

Podem doar sangue pessoas com boa saúde, peso acima de 50 kg e idade entre 16 anos completos e 69 anos. Menores de 18 anos precisam da autorização dos pais ou responsáveis. É necessário portar documento de identidade original e com foto. Não precisa estar em jejum, ao contrário, a boa alimentação garante ao doador que não apresente mal estar durante a coleta. O homem pode doar a cada dois meses, e a mulher a cada três.

Serviço: A Fundação Hemopa fica na Travessa Padre Eutíquio, 2109, e realiza coleta de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18 h, e aos sábados, das 7h30 às 17h.

A Estação de Coleta Hemopa-Castanheira funciona no térreo da passarela Pórtico Metrópole, que dá acesso ao Shopping Castanheira, e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h, e aos sábados, das 7h30 às 17h. Mais informações pelo fone 0800 280 8118.