Escola Estadual Augusto Meira aprova mais de 40 alunos em vários vestibulares
A listagem final de alunos aprovados em todos os processos seletivos no Estado ainda está sendo processada pela escola, mas a comunidade da Escola Estadual de Ensino Médio Augusto Meira, no bairro São Braz, comemora a aprovação recorde de 44 estudantes do Ensino Médio Integral e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em concursos vestibulares públicos e privados neste ano, com três destaques.
Entre os aprovados estão 12 calouros de universidades públicas. “Essa foi a maior aprovação de alunos em vestibular na escola. Em 2014 tivemos 29 aprovados, sendo quatro nas universidades públicas. Pulamos de 29 para 44 aprovados, com pelo menos 10 em universidades públicas”, contou a vice-diretora Fabiana Sousa, ressaltando que os dados sobre o desempenho dos alunos do “Augusto Meira” para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e na Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), divulgados nesta segunda-feira (26), ainda serão contabilizados pela unidade escolar.
Entre os que se destacaram nos processos seletivos está a estudante Luana Géssica do Carmo da Silva, 18 anos, primeira colocada no curso de Fonoaudiologia na Universidade da Amazônia (Unama). Feliz com a aprovação, Luana, que mora no bairro da Terra Firme, integrou o grupo de concluintes do Ensino Médio da escola, que na manhã de hoje foi até a Casa das Onze Janelas, no bairro da Cidade Velha, fazer fotos para o convite da festa de formatura, que acontecerá em fevereiro, no Hangar Convenções e Feiras da Amazônia. “Eu agradeço, em primeiro lugar, a Deus pela aprovação, e aos professores da escola pela dedicação com a gente para o vestibular”, declarou Luana da Silva.
A estudante se refere a um grupo de 11 professores do Ensino Médio Integral que, inclusive aos sábados, deu aula na reta final dos preparativos às provas. Luana contou que passava a maior parte do dia no “Augusto Meira” e também fazia cursinho pré-vestibular. No sábado (24), com a divulgação do listão dos aprovados na Universidade Federal do Pará (UFPA), os alunos do “Augusto Meira” promoveram uma grande festa na própria escola.
Aprovações - Bruno Ferreira Moreira, 18 anos, também morador da Terra Firme, comemorou muito com os amigos e colegas de sala a aprovação em três vestibulares. Ele foi aprovado em Geologia na Unama, em Geografia na UFPA e em Agronomia na Ufra. Bruno aguarda pela divulgação dos aprovados da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), onde concorre a uma vaga em Geologia. “São três profissões das quais eu gosto muito, e ainda vou escolher entre as três a que eu quero cursar”, informou.
Para ser aprovado nos processos seletivos, Bruno também estudou muito. “Já perto das provas, eu praticamente morava na escola. Entrava às 7 horas e saía às 19 horas, e ainda estudava durante três horas em casa”, contou. Ele agradeceu à família e aos professores do “Augusto Meira” pela aprovação. “Essa (o “Augusto Meira”) foi a melhor escolar em que eu estudei na vida. Lá eu não fiz amigos, fiz uma família”, afirmou.
Ao lado dos professores Rosa Amaral, de Inglês, Valdir Amaral, de Língua Portuguesa, e Adneyde Cintra, de Artes, a aluna Sybelli Raquel Rodrigues dos Santos, 16 anos, comemorou a aprovação em Publicidade e Propaganda no Cesupa (Centro Universitário do Pará), no curso de Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo, na Unama, e Teatro, na UFPA. “Valeu muito a pena estudar no ‘Augusto Meira’. Ele é um colégio diferenciado, porque tem o ensino de tempo integral, e o comprometimento dos professores com os alunos”, afirmou Sybelli. A caloura, que mora no bairro do Guamá, já decidiu que vai cursar Teatro na UFPA.
Além das aulas aos sábados, os alunos– grande parte em regime de tempo integral – tiveram acesso a recursos tecnológicos ofertados pela escola e, a projetos estruturais, como o ProEnem Digital, em parceria com a Fundação de Radiodifusão do Pará (Funtelpa), que possibilitou o acesso, via TV, a conteúdos específicos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2014).