Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
FITA

Palestra dá dicas para a consolidação de destinos turísticos

Por Redação - Agência PA (SECOM)
21/09/2017 00h00

“Pra consolidar um lugar como destino turístico é preciso: conceito, experiência e nexo. Se faltar um destes elementos, o produto fica capenga”, as palavras são do consultor Cláudio Forner, que fez a palestra show “Turismo x Qualificação – Importância na consolidação de destinos turísticos”, na manhã desta quinta-feira (21), como parte da programação da Oca do Conhecimento da Feira Internacional de Turismo da Amazônia (FITA), realizada no Hangar Convenções e Feiras da Amazônia.

Com palestras realizadas em todo o Brasil, o gaúcho Cláudio Forner é administrador de empresas, consultor e autor de cinco livros na área de comercialização internacional. Ele também foi conselheiro do empresário Roberto Justus no reality show “O Aprendiz” em duas temporadas e também do empresário e hoje prefeito da cidade de São Paulo, João Dória Jr.

De acordo com Cláudio Forner, ao se oferecer um produto diferenciando é preciso não confundir: “O que é rústico, não é tosco. Mentes diferentes procuram o inesperado. E com isso é possível gerar taxa de ocupação, gerar o aumento do ticket médio e resultado”, disse ao enumerar cases de produtos turísticos em Cancún (México), Chile, Orlando (EUA) e Rio Grande do Sul.

“A minha fala de certa forma é um pouco provocativa porque eu trago uma visão diferenciada do turismo, aonde eu mostro através de cases que o destino turístico pode ser construído até de forma artificial, que não necessariamente alguém que tenha um local privilegiado pela natureza tenha uma condição superior de desenvolvimento do turismo. Isso é verdade quando se consegue associar essa natureza aos elementos chaves (conceito, experiência e nexo) desse processo”, explica.

“Mas, eu posso criar tudo do zero. Então, na medida que eu tenho a consciência que eu posso fabricar um destino, tudo aquilo que é natural e está na convergência do processo vai me ajudar. Isso multiplica minha capacidade de êxito”, conclui.

A Feira Internacional de Turismo da Amazônia (FITA) será aberta oficialmente ao público, nesta quinta-feira (21), às 18 horas, no Hangar Convenções e Feiras da Amazônia. Um total de 35 seminários, palestras, mesas redondas, fóruns, convenções, clínicas tecnológicas, cozinha show, espaço de comercialização do Passaporte Pará, produtos da gastronomia paraense, cases de sucesso e exposições compõem a programação da feira que vai até o próximo domingo (24).

A solenidade de abertura vai contar com a presença do governador em exercício, Zequinha Marinho, do secretário de Estado de Turismo, Adenauer Góes, do presidente da Associação PanAmazônia, Belisário Arce, deputados da Frente Parlamentar pelo Turismo, entre outras autoridades.