Professores da rede estadual participarão de capacitação nos EUA
Vinte e sete professores da rede estadual de ensino vão participar, no período de 15 de janeiro a 23 de fevereiro do próximo ano, do Programa de Desenvolvimento Profissional para Professores de Língua Inglesa nos Estados Unidos (PDPI). A seleção é realizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e faz parte do acordo entre o Governo do Brasil e dos Estados Unidos para Programas Educacionais e de Intercâmbio Cultural.
O programa busca capacitar professores de Língua Inglesa da Educação Básica em efetivo exercício nas redes públicas de ensino e estreitar as relações bilaterais entre os dois países, valorizar os professores que atuam na rede pública, compartilhar metodologias de ensino e estimular parcerias com universidades e professores americanos visando futuros intercâmbios de professores e de alunos entre os dois países.
Serão oferecidas três modalidades de curso: curso de desenvolvimento de metodologias - voltado para professores com conhecimentos avançados na Língua Inglesa e que queiram desenvolver ou aprender novas metodologias de ensino-aprendizagem; curso de aprimoramento em inglês, nos níveis intermediários I e II – direcionados para professores que necessitam melhorar habilidades específicas na Língua Inglesa.
A professora Alessandra Gonçalves, da Escola Estadual Antônia Paes da Silva, vai viajar pela segunda vez e disse que essa experiência é muito importante para a vida de qualquer professor. “Essa experiência é memorável, pois a cada dia o educador procura motivação e satisfação pessoal para seguir na profissão e vencer os obstáculos. Acredito que todo profissional da Língua Inglesa sonha em estudar e fazer intercâmbio cultural em um país onde o idioma é falado e ter a oportunidade de fazer um intercâmbio nos Estados Unidos é um dos meios de buscar sempre o melhor para meus alunos e para mim enquanto profissional da área”, destacou.
As novas metodologias ou metodologias aprimoradas serão compartilhadas com os demais professores das escolas de onde foram selecionados os docentes que viajarão para os Estados Unidos, sendo uma excelente oportunidade para aprimorar o ensino da Língua Inglesa nas escolas públicas do Estado.
O professor Márcio Pantoja, da Escola Estadual São Francisco Xavier, do município de Abaetetuba, ressaltou a importância do curso de aprimoramento e o quanto sua prática pedagógica mudou e melhorou após participar. “É uma oportunidade muito enriquecedora, pois temos a oportunidade de estar em um país onde a língua inglesa é falada, então voltamos para a sala de aula cheios de ideias e dispostos a compartilhar com os outros professores”.
No total, são 479 professores de outros estados brasileiros que também participarão dos cursos. Os professores passaram por quatro fases: verificação da consistência documental e análise técnica; teste de proficiência de Língua Inglesa; análise de mérito (avaliação do teste de proficiência) e reunião conjunta (reunião entre os coordenadores do programa para definir os selecionados). As despesas serão todas custeadas pelo programa.
Os professores paraenses que viajarão para os Estados Unidos são: Alessandra Gonçalves, Angela Miranda, Anselmo Costa, Christiane Pantoja, Denilson Cunha, Denison Barbosa, Elmer Almeida, Emília Barbosa, Jaqueline Silva, Juliana Ribeiro, Kelly Monteiro, Lauriane Silva, Ligia Araújo, Luiz Júnior, Makoy da Silva, Márcia Corrêa, Márcio Pantoja, Maria Sousa, Maria Cardoso, Marleno Menezes, Mônica Freitas, Orlando Nascimento, Raquel Nascimento, Rosângela Oliveira, Suellen Paiva, Priscila Ferreira e Giseli Costa.