Torcidas de Remo e Paysandu lideram mais um campeonato da doação
O “I RE x PA da Doação de Sangue" deste ano já tem data marcada. Será de 7 a 13 de fevereiro, paralelamente à campanha de Carnaval promovida pela Fundação Hemopa para suprir o banco de sangue público do Pará. A última edição do "clássico da solidariedade", como ficou conhecida a mobilização das duas maiores torcidas de futebol do Estado, rendeu 624 coletas, que ajudaram a salvar quase 2.500 vidas.
O alinhamento para a realização de mais um "Re x Pa" da doação foi definido no último dia 29, na sede do hemocentro, com a presença de representantes de Remo e Paysandu. As ações para estimular a participação do maior número de doadores envolverão várias frentes de trabalho, que vão desde a divulgação nas redes sociais dos respectivos clubes, até a articulação dos membros das torcidas.
Durante a reunião, a presidente do Hemopa, Ana Suely Saraiva, fez questão de agradecer a colaboração nesta primeira grande campanha de doação de sangue do ano. “Ficamos muito contentes por vocês aceitarem a proposta de mais uma parceria. Aqui não temos time, somos todos parceiros na solidariedade, pela causa da doação de sangue”, ressaltou, destacando a importância de mobilizações como essa, que influenciam positivamente a atitude principalmente do público jovem.
Na ocasião, a assistente social Lilian Bouth, da Captação de Doadores, informou que o hemocentro colocará um microônibus com capacidade para 30 pessoas à disposição dos grupos de torcedores-doadores, para facilitar o acesso até a sede do hemocentro.
“Precisamos muito dessa parceria. Tenho certeza que a campanha terá um excelente resultado, e os maiores vencedores serão aqueles que precisam de uma transfusão para sobreviver”, enfatizou a gerente da Triagem Clínicas, Dra Paula Amarantes.
A reunião contou com a presença do diretor Jurídico do Paysandu, Alexandre Pires; da representante da “Sou Papão”, Luciane Marques. Pelo time do Remo, participaram o presidente da “Torcida Remista”, Arinaldo Mendes; e Luciana Trindade, do grupo de Ação Social da Torcida Remista. Todos foram unânimes em demonstrar apoio à campanha do hemocentro e prometeram empenho e superação do número de coletas, que será decisivo para o atendimento transfusional da rede hospitalar paraense.
Podem doar sangue pessoas com boa saúde, peso acima de 50 kg e idade entre 16 anos completos e 69 anos. Menores de 18 anos precisam da autorização dos pais ou responsáveis. É necessário portar documento de identidade original e com foto. Não precisa estar em jejum, ao contrário, a boa alimentação garante ao doador que não apresente mal estar durante a coleta. O homem pode doar a cada dois meses, e a mulher a cada três.
Serviço: A Fundação Hemopa fica na Travessa Padre Eutíquio, 2109, e realiza coleta de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18 h, e aos sábados, das 7h30 às 17h.
A Estação de Coleta Hemopa-Castanheira funciona no térreo da passarela Pórtico Metrópole, que dá acesso ao Shopping Castanheira, e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h, e aos sábados, das 7h30 às 17h. Mais informações pelo fone 0800 280 8118.