Pacto pela Educação é ferramenta para aumentar índices do Ideb no Pará
A educação é um dos setores mais desafiadores para o Governo do Estado, que organizou um pacto para elevar índices e melhorar o atendimento. O Pacto pela Educação do Pará já teve a adesão de 144 municípios paraenses e pretende ser projeto incentivador para a elevação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
Desde que começou, em 2013, o pacto está sedimentado em 13 comitês, nas 12 regiões administrativas do Estado, incluindo duas no arquipélago do Marajó, atendendo mais de mil escolas, um total de 650 mil estudantes. Enquanto o Estado luta pela adesão completa dos municípios, todos esses polos realizam reuniões, debates e atividades para unir docentes, discentes, gestão pedagógica e família em prol do pacto.
O Pacto realiza várias atividades educativas, esportivas e lúdicas para os estudantes; incentiva a utilização de recursos tecnológicos; capacitação de professores e gestores escolares além da parceria público-privada.
Paralelamente a ele, a construção, ampliação e reforma das escolas estaduais já alcança aproximadamente 360 unidades. As obras executadas a partir do financiamento costurado pela Seduc com a Corporação Andina de Financiamento (CAF) prevê para 2015 a reforma integral de 120 escolas e a construção de 15 novas. Com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) será viabilizada a reforma de 80 escolas e a construção de cinco unidades de ensino. São 350 milhões de dólares em recursos do tesouro e por financiamento.
Este é um dos temas que compõem a mensagem do governador Simão Jatene entregue à Assembleia Legislativa nesta terça-feira, 3. Leia aqui o documento, na íntegra