Cursinho Alternativo da Uepa preenche 300 vagas
O Cursinho Alternativo da Universidade do Estado do Pará (Uepa) realizou a inscrição de 300 candidatos na manhã desta quarta-feira, 4. As vagas foram destinadas a alunos que cursaram o Ensino Médio em escola pública e esgotaram antes mesmo do horário previsto para encerramento das inscrições, que era às 12h.
O projeto de extensão “Cursinho Alternativo” prepara os alunos de escolas públicas para as provas de vestibular que são aplicadas no fim do ano. Disciplinas como Biologia, Física, Química, Matemática, Português e Geografia são ministradas pelos estudantes de graduação da Uepa.
O estudante Marcus Vinícius, 18, que vai fazer a preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), afirma que participar do projeto será importante. "Creio que eu vou aprender muito com esses alunos que vão dar as aulas no cursinho”.
Além de preparar os estudantes para as provas do Enem, o Cursinho Alternativo capacita os alunos para a terceira fase do Programa Ingresso Seriado (Prise). A novidade deste ano é a abertura de três turmas para o Enem e duas para o Prise. A coordenadora do projeto e estudante do Curso de Ciências Naturais - Química, Fernanda Menezes, diz que a mudança é para se adequar à forma de ingresso na Uepa, que a partir deste ano vai adotar o Enem.
Ainda segundo Fernanda, o projeto não tem como objetivo concorrer com os outros cursinhos. "Nosso objetivo é preparar aquelas pessoas que não têm condições de pagar um cursinho para o vestibular”.
Para Orlando Alves, 42, que foi fazer a inscrição para dois filhos, o cursinho vai ser uma oportunidade importante para a preparação do vestibular. “Eles estão estudando muito. Um já terminou o 1º ano e o outro vai fazer o 3º ano e os dois vão fazer o cursinho. Eles vão aprender muito aqui”.
As aulas começam no dia 21 de fevereiro e ocorrem aos sábados no Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), das 8h às 12h e das 13h até 19h.