Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Atenção primária em saúde é tema de reunião na Sespa

Por Redação - Agência PA (SECOM)
04/02/2015 16h43

Durante reunião na manhã desta quarta-feira, 4, no gabinete da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), as representantes do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) Eliana Dourada e Maria José Evangelista apresentaram à nova titular da Sespa, Heloísa Guimarães, a estrutura da Planificação da Atenção Primária. O projeto tem como objetivo fazer um diagnóstico da Atenção Primária em cada região do Estado e elaborar propostas e estratégias, para que a APS cumpra seu papel no Sistema Único de Saúde (SUS).

A iniciativa também recebe o apoio do Ministério da Saúde e adesão do Colegiado de Secretários Municipais de Saúde (Cosems). A ideia da reunião foi compartilhar as propostas do projeto, que vem sendo desenvolvido no Estado desde 2011, por meio de oficinas e especializações. Composto por dez Oficinas de Planificação da APS, os assuntos abordados são relacionados aos seguintes temas: Redes de Atenção à Saúde, Atenção Primária à Saúde no Estado, Territorialização, Organização dos Processos de Trabalho em Saúde; Organização da Atenção à Saúde na Unidade Básica de Saúde; Abordagem Familiar e o Prontuário Familiar, Assistência Farmacêutica, Sistemas de Informação em Saúde, Sistemas de Apoio Diagnóstico, Sistemas Logísticos e Monitoramento; e Contratualização das Equipes da APS.

O Pará foi o primeiro dos 27 Estados brasileiros que concluíram o bloco geral das dez oficinas propostas pelo Conass. Em parceria com a Universidade do Estado do Pará (Uepa), o Estado promoveu, no período de 2013 a 2014, o 1º Curso de Especialização em Gestão da Atenção Primária à Saúde. O objetivo foi formar gestores de saúde e organizar a Rede da Atenção Primária na Região Metropolitana III, que abrange 22 municípios do nordeste do Pará, de Castanhal a Paragominas. Outra especialização ocorre na região de saúde do Xingu, com previsão de encerramento em junho deste ano.

Segundo a diretora de Atenção Primária da Sespa, Marlene Reis, este é um momento importante, visto que marca a continuação dos trabalhos a serem desenvolvidos neste ano. “Estamos num ponto de partida para a retomada das ações inseridas no projeto. Inclusive, agendamos reunião para o dia 23 deste mês, para discutirmos as próximas regiões a serem trabalhadas. A previsão é que iniciemos especialização na região do Araguaia até o segundo semestre. Nas demais, faremos um curso de aperfeiçoamento”, informou.

Heloísa Guimarães destacou a importância da discussão em torno da Atenção Primária, que, segundo ela, ainda é um dos maiores desafios na área da saúde. “É preciso fortalecer a atenção primária. É lá que podemos evitar uma séria de doenças, inclusive as crônicas. A Sespa apoia a Planificação da Atenção Primária em Saúde. Esse projeto nos dar subsídios para contribuir com o fortalecimento da atenção primária. O paciente precisa ter a certeza de um atendimento humanizado, com profissionais capacitados”, disse.

<