Sistema avaliou desempenho de 807 mil alunos da rede estadual
A Superintendência Acadêmica da Fundação Vunesp e a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) apresentaram nesta quarta-feira, 4, no hotel Crowne Plaza, a metodologia que será adotada com os resultados do Sistema Paraense de Avaliação Escolar (Sispae) 2014 e nas avaliações que serão feitas nas edições de 2015 e 2016. Estiveram presentes no evento diretores, coordenadores e especialistas em educação da Seduc. Em 2014, o Sispae chegou a 4.311 escolas em 143 municípios, avaliando 807.393 alunos, do 4º e 5º anos do ensino fundamental e nos três anos do ensino médio.
Em três anos, o sistema vai traçar a evolução de ensino de Língua Portuguesa e Matemática no ensino médio e, até o fim de 2016, todos os alunos do ensino fundamental, a partir do 4º ano, serão avaliados, juntamente com os estudantes do ensino médio, totalizando 3,4 milhões de estudantes avaliados.
O Sispae é um programa de avaliação permanente aplicado anualmente nas escolas paraenses, que tem como principal objetivo obter informações sobre o desempenho dos alunos em relação ao desenvolvimento de competências e habilidades cognitivas necessárias à inserção e participação na vida social, cultural e econômica do país. A finalidade é promover a melhoria da qualidade de ensino nas escolas públicas do Estado, um dos principais projetos do Pacto pela Educação.
A coordenadora estadual do Sispae, Conceição Brayner, disse que o sistema é de fundamental importância para o avanço da educação no Estado. “A parceria com a Fundação Vunesp está formalizada desde 2014. Atendemos 141 municípios. É um processo de avaliação em larga escala da proficiência dos estudantes, mas que leva em conta também a infraestrutura da escola e a prática pedagógica dos professores e da gestão. É um sistema de informações que vai subsidiar as secretarias de educação, tanto do Estado quanto dos municípios, nos planos de gestão e educação”, disse.
Conceição Brayner também destacou a importância dos resultados do Sispae para a ação estratégica do Estado na resolução dos principais entraves da educação. “Os resultados vão orientar a prática pedagógica e trazer para nós indicadores daquilo que não está tão bem na educação do Estado, apontando, assim, caminhos e foco nas ações e aplicação de recursos onde precisamos de fato melhorar”, pontuou.
“Fazemos também a avaliação do ensino básico do Estado de São Paulo, em uma parceria com a secretaria de educação, mas o Pará tem algumas características bastante interessantes. É um estado diferente, com uma logística complexa, pois o transporte não é só rodoviário, mas fluvial e aéreo. Agora estamos na fase do processamento dos dados e análise dos resultados e da produção dos relatórios da avaliação de 2014”, informou a presidente da Fundação Vunesp, Sheila Zambello.
A secretária adjunta de Ensino da Seduc, Ana Claudia Hage, falou sobre a importância do Sispae para o desenvolvimento da educação no Estado. “Conheço o Sispae desde a criação e sei a fundamental importância que esta avaliação tem para o nosso Estado. Acho importante esse momento, com a participação das secretarias, pois o Sispae representa o nosso diagnóstico, nossa forma de planejar. A partir dos resultados, criaremos um roteiro de conteúdos, divididos bimestralmente e, a cada dois meses, lançaremos e encaminharemos uma prova única para os nossos alunos para acompanhar o desenvolvimento dos conteúdos”, destacou.