Servidores da Sead participam de ação preventiva às DSTs
Em decorrência da incidência de doenças adquiridas sexualmente no Pará durante o Carnaval, a Secretaria de Estado de Administração (Sead) promoveu nesta sexta-feira, 6, ação de prevenção. Houve roda de conversa sobre o tema, distribuição de preservativos e testes rápidos de HIV e hepatites B e C.
Segundo Marília Magalhães, da Coordenação Estadual de DST/ Aids da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), as chances de se contrair doenças sexualmente transmissíveis aumentam consideravelmente em períodos festivos. “Os cuidados devem ser redobrados. Não podemos esquecer que o uso consciente da camisinha é o meio mais seguro de se prevenir”, alertou.
A coordenadora da Gerência de Atenção Psicossocial da Sead, Mara Dantas, destacou a importância de trazer os testes para dentro do local de trabalho, como forma de auxiliar na manutenção da saúde do servidor. “Esta foi a primeira ação de cuidado com o servidor neste ano de 2015, e já percebemos uma grande participação. No total foram feitos 50 testes de HIV e 60 de hepatite B e C, além da distribuição de preservativos. O objetivo é zelar pela saúde e bem-estar dos servidores como uma forma de valorizá-los” disse.
A servidora Carla Teles, do setor de recepção, parabenizou a iniciativa da Sead. “Como passamos a maior parte do tempo no local de trabalho, fica difícil conseguirmos nos deslocar até um posto de saúde para fazer esse tipo de teste. É bom receber este cuidado nesta que é a nossa segunda casa”, frisou.