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Seduc ganha dois prêmios na final do IEL de Estágio

Por Redação - Agência PA (SECOM)
22/09/2017 00h00

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc)  recebeu dupla premiação pela  experiência com estagiários no Projeto Aprender Mais. A  iniciativa  busca melhorar o nível de aprendizado das disciplinas de Português e Matemática de estudantes do Ensino Médio através de reforço extra em sala de aula, ministrado por estagiários de Licenciatura em Português e Matemática.

Durante a festa de premiação dos melhores de 2017, do Prêmio de Estágio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), regional Norte, realizada na noite da última quinta-feira, 21, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa),  a Seduc, que participou pela primeira vez do prêmio, ficou com os dois segundos lugares nas categorias: “Empresa de Grande Porte” e “Estagiário Destaque”.

Para o secretário Adjunto de Ensino da Seduc, José Roberto Silva, o reconhecimento é resultado das metas estabelecidas pelo Pacto pela Educação, que tem grande parte das ações financiadas pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), revelando que a Seduc está no caminho certo, “e com maturidade para promover educação pública de qualidade, com melhorias significativas no modelo de gestão e, por outro lado, auxiliar, para que o estudante, que está no programa de estágio, também tenha uma formação profissional de qualidade e possa retornar para a rede, depois de formado, muito mais motivado a contribuir pela formação de novos profissionais”, destacou na entrega do prêmio.

O Prêmio do Instituto Euvaldo Lodi foi criado com a finalidade de incentivar as empresas e instituições de ensino a buscarem excelência em seus Programas de Estágio. No Estado do Pará, dos 650 estagiários em atividade, 480 são da Secretaria de Estado de Educação do Projeto Mais Educação. O primeiro lugar do prêmio “Empresa Destaque”, ficou para a Fundação Pública Estadual Hospital de Clínicas Gaspar Viana, que tem 37 estagiários contratados através do IEL. 

O superintendente do IEL, Carlos Auad, detalha que a premiação faz parte do entendimento de que preparar estudantes de maneira complementar ao ensino é uma forma altamente eficaz de atrair e reter bons profissionais em uma fase inicial do seu desenvolvimento profissional, além de ter também uma amplitude social. “A metodologia adotada em 2017 tem como resultado a preocupação em valorizar e reconhecer a atuação de todos os agentes envolvidos no processo, ampliando o escopo da premiação e melhorando o reconhecimento às empresas com melhores práticas, aos estudantes que se destacam em seus estágios e às Instituições de Ensino que apoiam e incentivam os programas de estágio”, disse.

Desafio dos Gênios - O estudante de Licenciatura em Matemática, Deivid Santos, nunca imaginou que os números pudessem ser tão perturbadores num certo momento da sua vida. Cada minuto pela espera do anúncio dos quatro finalistas não permitia nem que ele tomasse sequer um copo de suco. Afinal, o projeto “Desafio dos Gênios,” desenvolvido por ele, com estudantes da sua antiga escola, a Coronel Sarmento, no Distrito de Icoaraci, seria anunciado entre outros três projetos também finalistas de empresas gigantes da iniciativa privada. Então, o anúncio da segunda colocação foi só comemoração. “Estudei minha vida toda  em escola  pública, passei pela Coronel Sarmento e Avertano Rocha, em Icoaraci no Ensino Médio, então, o orgulho é muito grande de representar cada um dos alunos que aprenderam mais através do meu projeto,”, disse Deivid.

O “Desafio dos Gênios”, é um jogo de tabuleiro no qual o jogador só chega ao final da trilha após resolver questões de Matemática de uma forma bem lúdica, mas didática.

O Aprender Mais do Ensino Médio é desenvolvido em 144 escolas da capital e de 20 municípios do Pará. Implantado em outubro de 2016 com vigência até 2018 com o objetivo de desenvolver a proficiência de estudantes de Português e Matemática e atende cerca de sete mil alunos.