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COMUNICAÇÃO

Governo Digital é o mais novo canal de atendimento da Prodepa

Por Redação - Agência PA (SECOM)
09/02/2015 15h58

A Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Pará (Prodepa) disponibiliza mais um canal de atendimento ao cidadão: o Governo Digital Mobile. Com ele é possível notificar pelo celular possíveis dificuldades de conexão nos pontos de acesso livre à internet, os hotzones. A ferramenta, desenvolvida pela Prodepa e lançada em dezembro passado, também oferece serviços dos Bombeiros, Cosanpa e Segup. O principal objetivo do aplicativo é facilitar a interação entre a sociedade e os órgãos estaduais e, assim, melhorar a qualidade dos serviços públicos prestados à população.

Com o Governo Digital, a população pode denunciar por meio de smartphones ou tablets eventuais problemas na prestação de serviços. O aplicativo está disponível para as plataformas Android e iOS. “A ferramenta é focada diretamente na sociedade e é mais um canal para que o cidadão possa interagir com o governo e colaborar na melhoria dos serviços públicos” destaca o presidente da Prodepa, Theo Pires.

Uma das principais características da ferramenta é permitir que os usuários acompanhem o andamento das suas queixas e tenham respostas sobre elas. Além disso, também trabalha com o georreferenciamento. Com isso, a localização é obtida automaticamente quando a pessoa realizar o cadastro no aplicativo. Ao fazer a queixa, três cores irão indicar o andamento do processo para o usuário: a vermelha, que significa que a queixa foi registrada no sistema; a amarela, quando a situação for encaminhada à unidade responsável pela área; e a verde, que indica ao cidadão que o problema foi solucionado pelo órgão. Nos casos em que, para ser resolvido, o problema levará um pouco mais de tempo, a cor azul indicará esta situação ao usuário. Além disso, o usuário também será informado do andamento através do e-mail cadastrado no aplicativo.

Também será possível fazer o envio de fotos, reclamações e sugestões. Todo o material será encaminhado ao órgão responsável, que fará o constante monitoramento da acorrência. Caso haja alguma informação relevante a comunicar, basta acionar o aplicativo, escolher entre as opções disponíveis e encaminhar as informações. O sistema registra essa demanda imediatamente e encaminha ao usuário um e-mail atestando que ela foi cadastrada com sucesso. As demandas feitas pelo usuário ficam registradas na tela do aplicativo para o seu acompanhamento, com o status da reclamação (agendado, solucionado).

Para o presidente da Prodepa, o interesse maior do governo do Estado e da própria Empresa em desenvolver este aplicativo é garantir ao cidadão um canal eficiente para encaminhamento e resposta em tempo hábil de suas reclamações, além de permitir que os órgãos estaduais conheçam as principais demandas da sociedade. “O gestor tem condição de fazer o mapeamento do que está sendo demandado pela sociedade em determinado momento e em determinada região geográfica do estado, para tomar as medidas cabíveis”, falou.

O atendimento é individualizado. Cada órgão participante da solução tem uma tela de monitoramento individual, em que são apresentadas, ao vivo, no momento em que são cadastradas, as demandas e o status referente a elas, informando quem as registrou, data, hora e local, incluindo as fotografias e o texto enviado pelo usuário.