Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA

Mosqueiro recebe orientações sobre poluição ambiental durante ação da Demapa

São realizadas ações de panfletagem e prevenção para os visitantes

Por Milena Sabrina (PC)
05/07/2025 12h42

A Divisão Especializada em Meio Ambiente e Proteção Animal (Demapa) realiza, neste sábado (5), em Mosqueiro, ações para promover a conscientização ambiental e prevenir crimes como poluição sonora, maus-tratos contra animais, degradação ambiental e poluição hídrica durante o período de férias. 

Uma equipe da Sala Verde, da Demapa, realiza a orientação de visitantes na área das praias do distrito. A iniciativa integra a Operação Verão 2025.

“A praia de Mosqueiro é um dos destinos que mais atraem a população, por isso, a ação tem como finalidade levar educação ambiental para turistas e moradores. A intenção é prevenir crimes ambientais e conscientizar sobre o descarte correto do lixo, principalmente nas praias. Também reforçamos a proibição de bebidas alcoólicas em garrafas de vidro, para evitar acidentes, como cortes, que são comuns nessa época do ano. Nosso trabalho é educativo, para garantir o bem-estar de todos e proteger o meio ambiente. Estamos aqui hoje para prevenir e reeducar”, explicou a coordenadora da Sala Verde, Ivanelma Gomes.

Além das orientações, há a distribuição de materiais educativos como folders, cartazes, cartilhas e sacolas para descarte de lixos, reforçando a importância da preservação ambiental e do comportamento responsável, especialmente durante o período de maior fluxo de visitantes.

O delegado Édson Azevedo, titular da Demapa, destaca a importância da ação durante o veraneio paraense. “A proposta é oferecer atividades educativas para orientar turistas, moradores e comerciantes nos balneários, contribuindo para um verão mais seguro e sustentável. Durante as atividades, repassamos informações sobre a legislação ambiental e os impactos negativos de práticas irregulares”, explicou.

Linha Chilena As equipes também realizaram orientações sobre o perigo da linha chilena ou linhas de cerol, que se enquadram em diversos crimes. Se a linha cortante causar ferimentos em alguém, é considerado crime de lesão corporal, previsto no artigo 129 do Código Penal, com pena de três meses a um ano de detenção. Os casos podem ser registrados em qualquer delegacia. 

Ações durante o veraneio

As equipes da Sala Verde estarão presentes nos dias 5, 6 e 7 de julho em pontos estratégicos de Mosqueiro: no Carramanchão da praia do Chapéu Virado (nos dias 5 e 7) e na Praça Matriz da Vila (no dia 6), dentro da programação de aniversário do distrito. As atividades contam com o apoio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob).

Projeto Sala Verde

A Sala Verde funciona como um espaço dentro da Delegacia de Meio Ambiente (Demapa), onde são realizadas ações educativas sobre questões ambientais e de proteção animal. O local também recebe denúncias de crimes ambientais e maus-tratos contra animais, que podem ser feitas pelo Disque-Denúncia, no número 181.