Hemocentro de Castanhal promove campanha de carnaval
Em consonância com o Hemocentro Coordenador, em Belém, o Hemocentro Regional de Castanhal promove a campanha “Neste Carnaval, use fantasia de salva-vidas. Doe sangue”, que começou nesta segunda (9) e vai até sexta-feira (13), com o objetivo de manter o estoque técnico de sangue, para atendimento da demanda transfusional da rede hospitalar da região do nordeste do Estado. A unidade tem a meta de 50 doações por dia.
O ponto alto da campanha será o arrastão do “Bloco da Solidariedade”, que reunirá servidores, doadores, amigos, familiares e a população em geral, dia 13. A concentração está marcada para as 17h30, em frente ao Hemopa. O bloco vai participar da abertura do Carnaval de Apeú Castanhal. A ação tem o apoio da prefeitura local.
A responsável pelo serviço de Captação de Doadores, Katilene Abreu, aposta no sucesso da campanha, que vai ajudar a salvar milhares de vidas. “Vamos cair nessa folia e fazer um carnaval de muita alegria e solidariedade aos pacientes que necessitam desse gesto simples para sobreviver. Antes de viajar, passe na unidade de coleta mais próxima de você e doe sangue”, diz.
Segundo ela, durante todo o período da campanha, haverá distribuição de preservativos e lanche especial. Para estimular o maior número de participações possíveis, o serviço de captação de doadores desenvolveu várias linhas de atuação, com apoio de instituições públicas e privadas, com mobilização na mídia local, telecaptação de doadores e divulgação nas redes sociais.
Bastante satisfeita com a expectativa de sucesso na ação, a responsável técnica pelo hemocentro, Sandra Lobato, destaca as parcerias que ajudam a promover as ações da unidade, entre elas, o apoio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), através da 3ª Regional; Prefeitura de Castanhal; Grupo Ibaraki; Companhia Têxtil de Castanhal (CTC); e os artistas Ery Holanda, Haroldo Reis, Jurandir e Walbinho dos teclados, entre outros, que contribuíram para composição da marchinha do bloco de carnaval.
Podem doar sangue pessoas com boa saúde, que tenham entre 16 e 67 anos e pesem acima de 50 quilos. Menor doa apenas com autorização dos pais. É necessário portar documento de identidade original e com foto. Não precisa estar em jejum. O doador deve estar bem alimentado. O resultado dos exames dos doadores pode ser obtido on-line, no site WWW.hemopa.pa.gov.br, em 30 dias após a coleta do sangue.
Para ser doador de medula óssea, o candidato deve ter boa saúde e entre 18 e 67 anos e portar documento de identidade original. O Hemopa de Castanhal funciona de 7h às 13h, na Rua Floriano Peixoto, Alameda Rita de Cássia, em frente ao Líder.