Emater garante recursos do Pronaf para agricultores de São João do Araguaia
Sete famílias agricultoras dos Projetos de Assentamento 21 de Abril, Pimenteira e Veneza, em São João do Araguaia, no sudeste paraense, serão contempladas com R$ 264 mil oriundos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Os recursos, viabilizados mediante projetos de financiamento elaborados pelo escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater), serão usados para o fomento à criação de gado, peixe e à cultura da mandioca.
As famílias contempladas com o crédito rural irão estruturar suas propriedades com a construção de curral, cerca, aquisição de matrizes bovinas, construção de tanque escavado para a criação de peixes, cultivo de mandioca, implantação de capineira e equipamentos como, bomba costal motorizada, forrageira elétrica.
De acordo o técnico em agropecuária e coordenador local da Emater, Aguiberto Zico Rodrigues, a estimativa é que os agricultores familiares aumentem sua receita familiar em até 40% em um prazo de um ano e meio. “Com a aprovação dos projetos, sendo três na Linha A e quatro na Linha Mais Alimentos, a expectativa é que os recursos sejam liberados até o final de fevereiro”, diz.
A pecuária leiteira é a principal atividade econômica em São João do Araguaia. Assim como vem fazendo em Abel Figueiredo, Bom Jesus do Tocantins, Eldorado do Carajás, Goianésia do Pará, Palestina do Pará, Piçarra, Brejo Grande do Araguaia, São Domingos do Araguaia e São Geraldo do Araguaia, a Emater vem executando a “chamada pública do leite”, convênio com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), em um período de três anos, como forma de melhorar a produção leiteira no município.