Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ABASTECIMENTO

Cosanpa conclui reparo em vazamento na Travessa 3 de Maio

Por Redação - Agência PA (SECOM)
10/02/2015 12h41

Os técnicos da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) concluíram na madrugada desta terça-feira, 10, o reparo no vazamento localizado na Travessa 3 de Maio com a Rua dos Pariquis. O serviço foi feito em duas etapas. Na primeira, foi aberto um buraco para a retirada da tubulação de amianto que estava danificada, o que permitiu constatar a existência de mais dois pontos de vazamento na mesma rede. Diante disso, foi necessário aumentar a extensão do buraco para 15 metros de comprimento, o que foi feito com o auxílio de uma retroescavadeira, constituindo a segunda etapa do serviço.

"Substituímos 15 metros de rede de amianto por uma tubulação nova de PVC, muito mais resistente, e contivemos o vazamento de água", informou o engenheiro da Cosanpa, Hildeblando Monteiro, explicando que, em razão do serviço, o quarto sistema de distribuição de água de Belém precisou ser fechado, deixando parte do bairro do Guamá sem água até por volta de 20h30, na primeira fase do reparo. Posteriormente, às 23h, o fornecimento de água foi novamente suspenso para a conclusão do trabalho. O sistema só voltou a funcionar às três horas, com acréscimo de uma hora e vinte minutos para a normalização completa do sistema.

O local onde foi feito o reparo ainda está isolado para que seja feita a recomposição do asfalto. "Estamos fazendo a recomposição da rua gradativamente para não correr o risco de afetar a rede de distribuição de água, que está a 2,5 metros da superfície", esclareceu o engenheiro, acrescentando que trabalho deve ser feito no prazo de 48 horas.

Em 2014, a Cosanpa gastou, somente na capital, R$ 6.776.909,63 com serviços de correção de vazamentos. A previsão é que este ano sejam investidos quase R$ 158 milhões na expansão do Sistema de Abastecimento de Água Tratada no Estado, com a inclusão de aproximadamente 20 mil novas ligações, atendendo mais 100 mil habitantes. Só em Belém, 80 quilômetros de rede de distribuição de água serão substituídos por intermédio do Programa de Redução de Perdas desenvolvido pela concessionária estadual.

Atualmente, as equipes da Cosanpa estão trabalhando com atendimento imediato às ocorrências de vazamentos. O principal aliado neste trabalho é o aplicativo Governo Digital, lançado no final do ano passado pelo governo do Estado. A ferramenta está disponível para os sistemas Android, IOS e Iphone.