Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Hemopa conta com parceria da rede hospitalar para elevar número de doações

Por Redação - Agência PA (SECOM)
10/02/2015 17h26

A Fundação Hemopa prossegue com a campanha “No carnaval, use a fantasia de salva-vidas. Doe Sangue”, que começou no dia 7 e se estende até a próxima sexta-feira, 13. Nos dois primeiros dias da ação, foram registrados 814 comparecimentos. A meta é de 250 coletas por dia, para garantir atendimento das solicitações transfusionais, especialmente no período do carnaval, quando a necessidade se eleva em torno de 30%.

Segundo a gerente de Captação de Doadores do Hemopa, Juciara Farias, é necessário fortalecer a parceria com a rede hospitalar para sensibilizar usuários e acompanhantes. “Todos devemos nos envolver na captação de doadores, especialmente, nos hospitais de grande porte”, diz.

Segundo dados do Ministério da Saúde, a hemorede brasileira vivencia o crescimento de 84% do número de transplantes; de 619% nos procedimentos cirúrgicos e de 627% de atendimentos de urgência. Portanto, cresce a necessidade do número de coletas para atender a demanda. “Em período festivo e de longos feriados normalmente os hemocentros estaduais enfrentam dificuldades com a evasão de voluntários”, observa a gerente, sugerindo a doação de sangue antes de cair na folia.

Times – Na sexta-feira, 13, a campanha também contará com apoio da torcida do Paysandu, que vai encaminhar doadores ao hemocentro. A concentração será às 8h30, na Curuzu. Os voluntários serão transportados pela “Caravana Solidária”, que é um microônibus cedido pelo Hemopa para facilitar acesso às doações de pequenos grupos de doadores, no máximo de 30, por viagem. É importante informar no momento do cadastro que a doação é para o time do Papão.

Suzan Campelo Garcia, 28 anos, trabalha com eventos e mora no bairro Parque Verde. Ela foi convidada a doar pelas Azulindas, torcida feminina do Clube do Remo, da qual faz parte há dois anos. A remista fez a primeira doação de sangue e ainda marcou um ponto para o time do coração no "I RexPa da Doção 2015". "Foi muito tranquilo. Sei da necessidade e urgência de quem precisa. É um gesto importante, pois devemos fazer o bem sem olhar a quem”, disse.

A campanha de doação de sangue do carnaval ocorre na capital e interior do Estado: Castanhal, Santarém, Marabá, Altamira, Abaetetuba, Tucuruí, Capanema e Redenção. Em Belém, as doações podem ser feitas ainda na Estação de Coleta Hemopa-Castanheira”, que é o mais novo ponto fixo de doação, no térreo da passarela que dá acesso ao shopping na BR-316. O horário de funcionamento é o mesmo da sede do hemocentro: segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h, e aos sábados, das 7h30 às 17h.

Podem doar sangue candidatos com boa saúde, que tenham entre 16 e 69 anos e pesem acima de 50 quilos. Menor de 18 anos pode doar somente com autorização dos pais ou responsáveis. É necessário portar documento de identidade original e com foto. Não precisa estar em jejum. O homem pode doar a cada dois meses, e a mulher, a cada três meses.

A Fundação Hemopa fica na Travessa Padre Eutíquio, 2.109, em Batista Campos. A Estação de Coleta Hemopa-Castanheira fica no térreo da passarela Pórtico Metrópole, que dá acesso ao shopping Castanheira. Mais informações pelo telefone 0800-2808118.