Governo entrega patrulha agrícola ao município de Santa Bárbara
As famílias de agricultores do município de Santa Bárbara do Pará, na região metropolitana de Belém, receberam do Estado uma patrulha agrícola nova para preparar o solo para o plantio da safra deste ano. A entrega do equipamento, composto por roçadeira, grade, trator e carreta, foi feita pelo secretário de Estado de Desenvolvimento Agrícola e Pesca, Hildegardo Nunes, na manhã desta quinta-feira, 12.
O secretário aproveitou a ida ao município para visitar viveiros de mudas de cacau em áreas de assentamento e um campo de pesquisa em apicultura. Junto com Hildegardo Nunes estavam o presidente do Instituto de Terras do Pará (Iterpa), Daniel Lopes, e o diretor geral da Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará), Luciano Guedes. O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Faepa), Carlos Xavier, também participou da programação.
“O governo do Estado está investindo, em conjunto com a prefeitura local e outros vários parceiros, em projetos que vão ajudar a desenvolver o município e transformá-lo em uma vitrine de boas práticas agrícolas que poderão servir de modelo para o Pará”, disse Hildegardo, acrescentando que um bom exemplo disso são as ações executadas nos assentamentos Abril Vermelho e Expedito Ribeiro.
Nos dois assentamentos, as famílias de colono estão recebendo sementes e mudas de cacau produzidas pela Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) para iniciar o cultivo na região, além de passarem por cursos de capacitação oferecidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e pelo Pronatec, do governo federal, e receberem apoio do governo do Estado, com os novos equipamentos agrícolas que foram entregues para a prefeitura.
“As ações que estão sendo desenvolvidas nos assentamentos provam que eles podem ser produtivos e gerar renda para os colonos, mesmo que muitos apostem na falência neste modelo”, disse Hildegardo Nunes. Apenas o assentamento Abril Vermelho vai receber mais de 150 mil sementes de cacau, de um total de 530 mil sementes que estão sendo produzidas pela Ceplac para o município.
As sementes, somadas às mudas produzidas em viveiros localizados em Santa Bárbara, serão suficientes para a implantação de pelo menos 400 hectares de cacau na região e representam um avanço para a consolidação do programa de fortalecimento da cadeia produtiva do cacau e do chocolate no Pará, desenvolvido em parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Agrícola e Pesca (Sedap) e a Ceplac.
“Santa Bárbara é um município ao mesmo tempo urbano e agrícola, com ainda 60% de área agricultável e muito próximo dos principais mercados consumidores. Com o apoio que estamos recebendo estamos caminhando para sermos um grande produtor de alimentos para a região metropolitana”, afirmou o prefeito do município, Ciro Góes.