Polícia Civil faz ação voltada à proteção de crianças e adolescentes
A Polícia Civil concluiu nesta quinta-feira, 12, uma ação pré-carnaval promovida pela Diretoria de Atendimento a Grupos Vulneráveis com o objetivo de dar proteção a crianças e adolescentes nos distritos de Mosqueiro, em Belém, e Benfica, no município de Benevides, na Grande Belém.
O trabalho deu apoio às unidades policiais – Seccional de Mosqueiro e Delegacia de Benevides – no atendimento e apuração de crimes praticados contra a criança e adolescente, com especial atenção à violência sexual. Uma delegacia móvel foi instalada em cada local para registrar boletins de ocorrência. A ação também apurou denúncias anônimas, por meio do atendimento interdisciplinar feito pelas técnicas de serviço social do Pro Paz Integrado e da equipe policial.
Segundo explica a delegada Simone Edoron, a ação buscou ainda reunir a comunidade local, principalmente donos de bares e restaurantes, para a conscientização do papel social de proteção à infância e adolescência, com esclarecimentos e informações a respeito dos serviços de proteção e também de crimes relativos a vendas de bebidas alcoólicas às crianças e adolescentes, ao trabalho infantil e situação de risco.
Segundo a delegada, durante as ações, as equipes deram orientações e distribuíram material informativo sobre canais de denúncias anônimas, como o Disque 181 e o Disque 100. "O atendimento itinerante faz parte de uma agenda de ações que são desenvolvidas pela Diretoria de Atendimento a Grupos Vulneráveis objetivando o atendimento integral e interdisciplinar à criança e ao adolescente, além da formação de rede e orientação a comunidade", frisou.