Arcon inicia a Operação Carnaval e foca na segurança dos usuários
A Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos do Pará (Arcon) deu início à Operação Carnaval, que contará com aumento do efetivo de agentes na fiscalização do transportes rodoviário e hidroviário e, a partir desta sexta-feira, 13, incluirá um serviço disponibilizado via celular para que o usuário possa fazer denúncias de irregularidades e acompanhar a resolução das mesmas.
A Arcon trabalha em época de menor fluxo de público com o número 0800 091 1717, mas com base na avaliação de períodos de maior movimentação percebeu a necessidade de uma ação mais imediata. Por isso, desde hoje até o dia 18, o número (91) 9 8887-6148 estará à disposição do público para qualquer situação que envolva irregularidades no transporte público intermunicipal. A ideia é disponibilizar esse número nos períodos em que houver maior deslocamento de pessoas.
O movimento na manhã desta sexta-feira no Terminal Rodoviário foi intenso. O local mais procurado pelos passageiros foi a cidade de Vigia, na região nordeste do Estado. Fiscais da Arcon foram deslocados para os pontos de maior fluxo desde as 6 horas e permanecerão em ação até as 23h.
O trabalho da Arcon é atuar, principalmente, no combate ao transporte clandestino, aquele que não é regularizado junto à Agência, e, por isso, não possui autorização para operar. Os passageiros devem ficar atentos e utilizar somente os veículos que estejam com o selo da Arcon (fixado próximo à porta de embarque), com a numeração visível.
Fiscais - A fiscalização foi reforçada para os dias de carnaval. Ao todo, o órgão mobilizou 86 agentes que atuarão em postos fixos, nos terminais rodoviários de maior movimentação, e também equipes volantes que circularão pelas estradas. No modal hidroviário são 40 agentes, e no rodoviário, 46.
Os fiscais estarão atentos quanto à capacidade de lotação dos veículos e também se as empresas estão cumprindo a lei da gratuidade, que determina que 15% do total dos assentos devem ser reservados para atender idosos, crianças com até seis anos no colo dos pais, portadores de deficiência (com laudo), policiais e carteiros em serviço. As reservas devem ser feitas com até 15 dias de antecedência e serão acessadas de acordo com a disponibilidade dos assentos.
Para Andrei Gustavo Castro, diretor geral da Arcon, a prioridade é a segurança do usuário e como ele está utilizando os serviços das empresas de transporte público. “Nossa intenção é que os usuários vão e voltem sem grandes atropelos. Sabemos que em época de alta temporada, como o carnaval, alguns dos direitos desse público podem ser desrespeitados. Nossas equipes estão focando, principalmente, em veículos irregulares, superlotação e gratuidade de idosos e portadores de deficiência”, disse o diretor.
Andrei também ressalta a questão do retorno dos usuários. “Pedimos que, ao comprarem a passagem de ida, os usuários procurem garantir também a de volta. Conversamos com os representantes das empresas de transporte, principalmente, as do setor hidroviário, e elas estão prontas para atender essa demanda. Mas só no decorrer dos próximos dias será possível saber quantas balsas e navios extras deverão ser colocados à disposição do público, para que não haja transtornos aos passageiros”, informou.
As ações se concentram com fiscalização fixa nos terminais rodoviários de Belém, Castanhal, Santa Maria do Pará, Capanema, Capitão Poço, Bragança, Altamira e Santarém, e com equipes volantes em Mosqueiro, Salinas, Vigia, Marapanim/Marudá, Curuçá e na Alça Viária, em direção a Cametá.
Na parte hidroviária, as equipes estão distribuídas nos terminais e portos mais movimentados da capital, como o Terminal Hidroviário Luis Rabelo e de Icoaraci, e do interior, como Miri, Meruú, Colares, São Domingos do Capim, Algodoal, Camará, Soure, Salvaterra e Moju.
Vigia foi a cidade que a estudante Jéssica dos Santos escolheu para passar o feriadão de carnaval. Nem mesmo a longa fila que se formou desde cedo no Terminal Rodoviário a desestimulou. “Vigia é o melhor carnaval do Pará, mas como muita gente vai para lá, enfrentamos alguns problemas para voltar. Eu sempre reparo se os ônibus estão muito lotados e até já fiz uma denúncia sobre isso. É bom saber que, se houver algum problema mais sério, temos a quem recorrer, e eu farei isso se precisar, com certeza”, afirmou a estudante.
Serviço: Os usuários podem registrar suas reclamações pelo telefone celular (91) 9 8887-6148 (durante férias e feriados prolongados), pelo 0800 091 1717 ou ainda pelo e-mail [email protected].