Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CULTURA

Centenas de pessoas prestigiam o Grupo Iaçá na Estação das Docas

Por Redação - Agência PA (SECOM)
14/02/2015 09h43

O espetáculo folclórico “Todo rio é minha rua” foi apresentado pelo Grupo Iaçá, nesta sexta-feira (13), no projeto Pôr-do-Som, da Estação das Docas. Na orla do Armazém 3, o público estimado em mais de 400 pessoas acompanhou uma apresentação dedicada às danças tradicionais da região, ao imaginário amazônico e à ligação do ribeirinho com o rio.

A história de uma ribeirinha que conheceu vários lugarejos da Amazônia foi apresentada ao público por cerca de 50 pessoas, entre dançarinos e instrumentistas. Durante a viagem, ela passou pelos rios do Estado e conheceu as danças tradicionais das regiões do Tocantins, Tapajós e Caeté.

A ribeirinha também se deparou com um alerta para a preservação das águas, através do imaginário amazônico, representado pelas lendas da Vitória-régia, do Boto e da Cobra Grande. A apresentação contou, ainda, com a participação especial de idosos do grupo Flor da Idade e das crianças do Curumim – ambos projetos sociais realizados pelo Grupo Iaçá.

O autônomo paraense Álvaro Correia, 47 anos, escolheu a Estação das Docas para fazer um passeio ao lado da família. “Às vezes, na correria do dia a dia, acabamos esquecendo o quanto é rica e bonita a nossa cultura. Estou encantado com a apresentação do grupo folclórico. Recomendo a todos os paraenses!”, disse.

O projeto Pôr-do-Som é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), em parceria com a Organização Social Pará 2000, que administra a Estação das Docas. Na próxima sexta-feira (20) tem apresentação do Grupo Mapinguari, a partir das 18h, na orla do Armazém 3. Confira a programação completa deste mês no site:www.estacaodasdocas.com.br.