Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
FITA

Números do turismo paraense estão em novo boletim do setor

Por Redação - Agência PA (SECOM)
22/09/2017 00h00

O lançamento da segunda edição da publicação do Boletim do Turismo do Estado do Pará foi um dos eventos da programação do “Observatório do Turismo Paraense”, nesta sexta-feira, 22, no segundo dia da VIII Feira Internacional de Turismo da Amazônia (FITA), no Hangar Convenções e Feiras da Amazônia. O estudo é uma parceria entre a Fundação Amazônia de Aparo a Estudos e Pesquisa (Fapespa) e Secretaria de Estado de Turismo do Pará (Setur).

Os titulares da Setur, Adenauer Góes, e Fapespa, Eduardo Costa reconheceram a necessidade e importância de dados que apoiem a evolução dos projetos e iniciativas para um planejamento de ações voltado a realidade regional.

“É um trabalho conjunto e integrado, entre as equipes da Fapespa e Setur, que significa instrumentalizar a sociedade e apostar no turismo como área de geração de emprego e renda, democratizando esses valores e dados à sociedade”, reconhece Eduardo Costa.

O segundo número do Boletim do Turismo amplia o alcance do monitoramento e traz como novidade o detalhamento dos números nos seis polos turísticos do Pará.

A publicação apurou que o estado do Pará recebeu mais de um milhão e 30 mil turistas em 2016, o que foi considerado um número expressivo diante do cenário econômico de forte retração no mercado brasileiro. “E nós aqui no turismo estamos procurando fazer o nosso dever de casa e neste sentido, queremos ter, cada vez mais, sintonia com o Ministério do Turismo (MTur), os municípios paraenses e o setor empresarial, na perspectiva do Plano Pará 2030”, pontuou Adenauer Góes.

Brasil – O panorama do turismo no País também foi mostrado na FITA 2017 com a apresentação da palestra “Os números do turismo no Brasil”, feita pela coordenadora Geral de Informações Gerenciais do MTur, Gilce Battistuz. Ela destacou que os levantamentos apontam, atualmente, que o Pará é um dos estados que teve o maior crescimento no número de estabelecimentos de hospedagem.

“Outros aspectos da pesquisa mostram o crescimento no Pará com relação ao número de turistas internacionais. Houve uma melhor oferta de vôos, fator valorizado na política de turismo do estado”, concluiu Battistuz.

Prêmio – O evento foi encerrado com a apresentação do Prêmio Olavo Lira Maia, que tem por objetivo a difusão de processos inovadores nos Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCCs) voltados a estudantes universitários. O prêmio será entregue em uma solenidade, no dia 6 de dezembro de 2017, que vai condecorar os três primeiros trabalhos acadêmicos.