Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA

Detran leva ações educativas ao distrito de Mosqueiro

Por Redação - Agência PA (SECOM)
17/02/2015 16h30

Quem passa pela barreira da Polícia Rodoviária Estadual na PA-391, que leva à ilha do Mosqueiro, não pode deixar de perceber a presença de educadores do Departamento Estadual de Trânsito, que desde a última sexta-feira, 13, vem reforçando as ações integradas dos órgãos de segurança pública em todo o Estado por conta do feriado prolongado. Ao lado dos agentes, responsáveis por fiscalizar a atuação de condutores e averiguar a situação dos veículos que circulam pelas estradas estaduais, os educadores trabalham no sentido de conscientizar os motoristas para a importância de um trânsito seguro.  

A operação se estende até a quarta–feira, 18. Somente até a manhã de hoje, 17, cerca de quatro mil abordagens educativas já haviam sido realizadas no posto. A equipe, composta por dez agentes de educação, trabalha com foco na prevenção de acidentes, orientando motoristas, motociclistas e ciclistas para a adoção de um comportamento seguro nas estradas.

Para a professora Regina Souza, que estava a caminho da ilha, as ações educativas são bem vindas sempre. “Não vejo outra forma de mudar o atual cenário no trânsito, que é trágico, que não seja através de ações educativas", ressaltou.

Segundo Inês Lopes, coordenadora das ações na barreira, o uso de equipamentos eletrônicos como celular e DVD, o transporte de animais de forma irregular e o não uso do cinto de segurança por passageiros do banco de trás são as infrações de trânsito mais observadas até o momento. Nesses casos, o condutor é alertado e recebe a orientação correta para que possa seguir viagem.

Durante as abordagens os agentes de educação também reforçam outras medidas importantes, como o uso do cinto de segurança, do capacete (no caso dos motociclistas), o transporte correto de animais, os equipamentos obrigatórios e alertam para a combinação perigosa entre álcool e direção. “As abordagens tem como objetivo principal fazer com que os condutores e passageiros se sintam responsáveis pelo bom comportamento no trânsito. Não estamos aqui para reprimir e, sim, para orientar sobre a importância de conhecer e respeitar as leis de trânsito, que precisam ser incorporadas por todos nós”, afirma Inês.