Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TRÂNSITO

Detran reforça ações educativas durante o carnaval de Cametá

Por Redação - Agência PA (SECOM)
17/02/2015 17h22

Cametá, no nordeste paraense, é uma das localidades mais procuradas durante o carnaval. O fluxo de pessoas que chegam à cidade nesse período faz com que a população quase dobre, tornando intensa a movimentação pelas ruas estreitas do município, tanto de pessoas como de veículos. Para tentar organizar o trânsito na cidade, o Detran destacou agentes que vem desenvolvendo ações preventivas e de fiscalização durante todo o feriadão.

“Apesar das ações preventivas, as irreguaridades são muitas e com o grande número de pessoas circulando nas ruas não podemos ser coniventes com o condutor infrator. O risco de acidentes é iminente”, alerta o agente Edson Barradas, chefe da equipe de fiscalização em Cametá.

Não é difícil observar irregularidade nas ruas do município. Infrações consideradas gravíssimas pelo Código de Trânsito Brasileiro, como o transporte de menores de sete anos em motocicletas ou mesmo em carros, mas fora da cadeirinha ou no banco da frente; a direção de motocicletas com calçados inadequado, viseira do capacete levantada, condução não habilitada ou sem os documentos obrigatórios e transitando com excesso de passageiros, são bem comuns.

“Você observa que são irregularidades comportamentais. As pessoas sabem que estão agindo de modo irregular mas insistem em colocar suas vidas e de outros em risco. Todos sabem que motocicleta é veículo para o transporte de duas pessoas. Mas é tão comum ver famílias inteiras sobre motos que chegamos à conclusão de que para alguns isso deva ser natural. Mas não é. E não estamos falando apenas da irresponsabilidade que leva esse condutor a ser flagrado e autuado, mas de provocar um acidente fatal”, questiona o agente.

São situações recorrentes e por isso mesmo o principal alvo das abordagens da equipe de Educação de Trânsito no município. “Fazemos o nosso trabalho de orientar, alertar, chamar a atenção para os riscos, os erros que são repetidos continuamente, enfim. Alguns ouvem, agradecem. Alguns até corrigem a postura momentaneamente, mas logo retomam o erro. O fato é que não devemos desistir. Uma única pessoa que conseguimos conscientizar é um ponto em nosso favor. O trabalho de educação deve ser contínuo, persistente. E, claro, precisamos da parceria da população para que ele apareça, para que dê frutos”, argumenta Juraneide Silva, coordenadora da ação educativa.

Apesar do tempo chuvoso que vem fazendo na região, até o momento mais de 700 abordagens a veículos foram realizadas em Cametá. As ações educativas acontecem em diversos pontos da cidade, com farta distribuição de material informativo. As ações tem a parceria do Departamento Municipal de Trânsito (DMUT) e contam com o apoio da Polícia Militar. A Operação Carnaval 2015 segue até a próxima quarta-feira, 18.